Sobre Filosofia
Por: Thaais Motta • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
QUESTÕES
1) No texto “A Pipoca”, Rubem Alves faz referência, dentre outras questões, ao movimento transformador. Nessa perspectiva e com atenção a metáfora do milho/pipoca, explique as características “negativa” e “positiva” da atitude filosófica e escreva de forma coerente a respeito das semelhanças entre a atitude filosófica e a disponibilidade as mudanças/transformações. (Valor: 2,0)
A atitude filosófica é uma atitude crítica à realidade do mundo. Torna-se crítica a partir do momento em que o ser humano deixa de lado a monotonia do cotidiano e duvida da realidade, assim como nos mostra a metáfora. Esse abandono do cotidiano monótono ocorre através do “poder do fogo”. As características negativas e positivas da atitude filosófica se unem, de forma a gerar a criticidade. A característica negativa pode ser dar, pelo fato de o indivíduo se desfaz daquilo que é comum, se livrar dos fatos, acontecimentos da vida cotidiana. A característica positiva se apresenta no momento em que o homem questiona, sobre tudo, sobre todas as coisas. Portanto, a atitude filosófica, não somente é semelhante à mudança/transformação, como uma leva a outra. A partir do momento que se pratica a atitude filosófica, dá-se o primeiro passo para transformação.
2) Rubem Alves afirma que “[...] a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.” Quanto as superações dos processos ideológicos de dominação social, quando e necessário ir além dos conceitos impostos, quando e necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o “poder do fogo” tende a presentar-se de formas diversificadas, tocam tanto as demandas pessoais quanto podem tocar as inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características (estudadas no E-book de Filosofia) da Ideologia, explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da emancipação. (Valor: 2,0)
Ideologia é um conjunto integrado de ideias ou pensamentos, que segundo o Filósofo Alemão Karl Marx, estava ligada a sistemas de teorias usadas por classes dominantes, no sentido de manter os mais ricos no poder da sociedade. São características da mesma: Naturalização, alienação, entre outras.
A ideologia da Naturalização, naturaliza as ações humanas, com a intenção de aceitarmos a realidade, as desigualdades que ocorrem na sociedade, simplesmente por ter sido “sempre assim”, o que também pode ser chamado de alienação, outra característica ideológica. Dessa forma, superar essa visão requer a negação desses fundamento e a luta contra a visão essa comodista.
A alienação é a condição em que o indivíduo perde a identidade por decorrência da falta de autonomia. A superar a alienação, pode se dizer que, o indivíduo acordar para a realidade que está em volta, ele passa a exercer sua autonomia. A partir disso, passa a reivindicar o que é seu por direito.
3) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido: (Valor: 1,5)
Multiculturalismo e Interculturalismo
O interculturalismo
...