Sociologia uma ciência da sociedade
Por: georgiana1990 • 10/9/2019 • Relatório de pesquisa • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 311 Visualizações
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas,2008.
CAPITULO 1 – Sociologia uma ciência da sociedade
Sociologia e “sociologia” do senso comum
A questão é tão mais complicada quanto, para viver em sociedade todos os indivíduos, sejam ou não cientistas sociais, possuem explicações sobre o comportamento humano e a vida social. Em outras palavras, todos os indivíduos são, por assim dizer, “sociólogos” espontâneos [...] (p.27)
Esta sociologia espontânea que todos nós recebemos através do simples convívio diário com os nossos semelhantes não equivale, é claro, à Sociologia científica, por mais fortes que sejam os laços existentes entre elas. (p.28)
Na realidade, as explicações de que dispõe o senso comum sobre o comportamento humano em sociedade são, na maioria das vezes, baseadas em preconceitos e pressupostos falsos sobre a presumível essência da espécie humana, embora muitas pessoas acreditem que para bem entender a sociedade e o que as fazem à sua volta bastam as “teorias” que sua própria sociedade lhes deu através do senso comum” (p.28)
Sociologia espontânea é o conjunto de explicações baseadas no senso comum, crítico ou acrítico, sendo assim não baseados em observações sistematicamente orientadas. Resumidamente, seriam as explicações dos homens e mulheres comuns sobre o comportamento humano em sociedade;
Sociologia como ciência
Afirmar, por exemplo, que a sociologia é o “estudo cientifico da sociedade humana” ou, ainda, “a ciência dos grupos humanos” é dizer pouco ou quase nada [...]. [...] a sociologia se define como ciência da sociedade, e a sociedade tem de ser definida pela sociologia. (p.29)
A reflexão filosófica a respeito da sociedade defere da sociologia tanto nos resultados quanto, principalmente, na maneira de alcançá-los. Afirmar que a sociologia é uma ciência significa, portanto, antes de mais nada, dizer que ela é diferente da filosofia social.(p.29)
Diferenças entre sociologia e filosofia social
Análise da Filosofia social: emite juízo de valor, é normativa, especulativa, conjectural;
Sociologia: parte da observação de fatos sociais, não é especulativa, é observação sistemática de fatos; não emite juízos de valor;
Ciência e tecnologia
O que caracteriza uma ciência? Em primeiro lugar, do ponto de vista de forma, a ciência se expressa como um sistema de conceitos, proposições e teorias. Como um sistema e não como um mero conjunto de idéias, os conceitos, proposições e teorias que fazem uma ciência são interdependentes e logicamente articulados. (p.30)
Uma ciência possui: objeto delimitado, métodos, teorias, forma e objetivo;
A ciência tem como fim principal explicar a realidade com base na observação sistemática dos fatos. Na medida em que as observações são fidedignas, elas podem e tendem a se transformar em tecnologia, ou seja, em instrumento de previsão e, quando possível, de controle e transformação da realidade. [...] a tecnologia é a aplicação da ciência à previsão, ao controle e à transformação da realidade. A ciência não pretende, por si mesma, desempenhar essas funções. (p.30)
Como um tipo de conhecimento garantido pela observação sistemática dos fatos, a sociologia, contudo, pode-se transformar, como tem ocorrido, em instrumento de intervenção social, como por exemplo, através do planejamento social. (p.30)
Formas de aplicação pratica do conhecimento sociológico: engenharia social e planejamento social (sociatria);
Método: são as estratégia teoricamente fundamentadas de se chegar ao objeto de estudo;
Em outras palavras, a sociologia é, como toda ciência predominantemente indutiva, isto é, parte da observação sistemática de casos particulares para daí chegar à formulação de generalizações sobre a vida social. (p.31)
A importância da teoria para a ciência em geral, não consiste apenas na pura observação dos fatos, mas na observação teoricamente orientada. (p.31)
Neutralidade valorativa
A sociologia estuda os valores e as normas que existem de fato na sociedade e tenta identificar e classificar as relações entre esses componentes da sociedade e outras manifestações da vida social, sem, no entanto, julgar a sociedade nem os homens e os seus atos. (p.32)
A neutralidade moral da Sociologia não implica, também, a idéia de que as pessoas que se dedicam a essa ciência tenham de ser na sua vida pessoal moralmente descomprometidas, o que, de resto, é impossível.(p.32)
Inacabamento do conhecimento científico
A transitoriedade é outra característica do conhecimento cientifico e, conseqüentemente, das generalizações da Sociologia [...] Assim, a Sociologia não almeja explicar tudo que ocorre na sociedade, mas apenas o que é de algum modo observável nas relações sociais. [...] A ciência não é apenas a teoria cristalizada e registrada em livros. Ela é, sobretudo, um processo de pesquisa contínua e de ininterrupta reformulação de teorias. (p.33)
[...] a Sociologia não estuda todos os fatos observáveis na sociedade, porém se ocupa apenas daqueles que apresentam alguma regularidade no seu modo de ser. Só é possível fazer generalizações a respeito de fatos regulares de fenômenos que se repetem de forma padronizada. Podemos mesmo afirmar que a atividade cientifica consiste na identificação de regularidades observáveis e das relações entre essas regularidades. (p.33)
Nem tudo pode ser explicado pela ciência
Para questões como essas só podemos buscar resposta nas especulações da Filosofia e da Teologia, assim como nas doutrinas religiosas. Já se vê, portanto, que não existe incompatibilidade entre o saber científico, de um lado, e, de outro, a Filosofia, a Teologia e a religião, pelo simples fato de que estas últimas se ocupam de problemas que estão fora do âmbito da ciência. (p.34)
[...] estudar a sociedade é, antes de mais nada, estudar as relações sociais, e as relações sociais não constituem uma realidade física imediatamente perceptível. Podemos ver as ações, o comportamento dos homens, mas não podemos ver as relações sociais. Pode até mesmo acontecer que as ações humanas, em vez de revelar ocultem as relações entre indivíduos, grupos e categorias sociais. (p.34)
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