Solo Para Aquicultura
Trabalho Escolar: Solo Para Aquicultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagoeuzebio • 13/4/2014 • 695 Palavras (3 Páginas) • 416 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN
UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – UAECIA
ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ – EAJ
CURSO TÉCNICO EM AQUICULTURA
DISCIPLINA DE CONSTRUÇÕES AQUÍCOLAS II
PROF° DR. FABIO MAGNO DA SILVA SANTANA
SOLO PARA A AQUICULTURA
Alunos: ______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
MACAÍBA 2013
INTRODUÇÃO
Antes de executarmos um projeto de piscicultura ou carcinicultura, é impressíndivel que antes se faça a análise do terreno a ser implatado o empreendimento, dentre os fatores que determinam se uma área é ou não adequada o principal sem dúvida é o tipo de solo, suas características físicas e químicas, além da topografia do mesmo.
Um solo franco arenoso (alta incidência de areia) por exemplo não atende as necessidades para construções de um viveiro, devido a sua alta permealidade causando assim infiltração da água, assim o viveiro construído em tal solo tem que ser totalmente revestido com manta plástica impermeável causando dispendioso gasto ao produtor. Por sua vez um solo pode apresentar alto indíce de argila, mas, conter níveis de acidez ou alcalinades bastente elevados, tornando-o quase que inapropriado, pois daí se terá que realizar a calagem ou o tratamento do solo, para que se torne mais aceitável as condições de cultivo.
A construção dos viveiros e das estruturas hidráulicas representa o maior ítem de investimento em uma piscicultura. Tanques com fundo natural de preferência chão compactado (menor taxa de infiltração).
(Zootec. MS c. Daniel Montagner)
MATERIAIS E METÓDOS
A aula prática foi realizada sob orientação do Prof° Dr. Fábio Magno, onde a turma foi dividida em grupos, os quais ficaram responsáveis por coletar amostras de solo de determinados locais da Escola Agrícola de Jundiaí utilizando para tanto uma proveta graduada de 500 mL.
O grupo em questão ficou responsável pela coleta de uma amostra
...