TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho Escolar: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: omsfernanda • 22/5/2014 • 378 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
1. Problema, Tópicos de Pesquisa e Plano de Estudo
O problema definido pelo grupo foi “A má organização da empresa”. O foco de pesquisa foi direcionado a divisão organizacional de cargos na empresa, evidenciando a melhor distribuição de cargos e gerenciamento visando o melhorar o setor de produção da empresa. Como plano de estudo a equipe deliberou que nesta quarta-feira pela manhã todas as integrantes pesquisariam sobre o tema proposto em sites acadêmicos e livros referentes ao assunto e trocariam e-mails compartilhando o conteúdo achado. Desta forma todas participariam de maneira equipolente no que se diz respeito ao conteúdo de pesquisa do relatório final.
2. Conceitos Relevantes
Boa parte das empresas brasileiras que atingiram status no mercado surgiu de um negocio familiar. Segundo o IBGC ( Instituto Brasileiro de Gestão Corporativa) as empresas familiares correspondem a 90% das empresas brasileiras. Em sua maioria são micro e pequenas empresas e segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) representam 48% do PIB do Brasil. Para Domingos Ricca, especialista em empresas familiares, o segredo das famílias de sucesso é enxergar longe e se programar para o futuro, pois o desenvolver e perpetuar são tarefas que exigem planejamento, e ele aconselha também que o fundador tem que preparar a futura geração para assumir a empresa, profissionalizar a gestão e ter transparência das decisões tomadas.
De acordo com Boog (1999), a área de gestão de pessoas deixa de ser centralizada e passa a ter uma função muito mais orientadora, contribuindo para os resultados da empresa. O problema em estudo discute a má organização interna da empresa. Entende-se que a organização interna é a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo. Para Maximiniano (2000,p.43) a capacidade de obter ou produzir novos conhecimentos, e com eles gerar tecnologia para atender demandas, é um fator que contribui para a eficácia organizacional.
3. Referências Bibliográficas
MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas,2000.
RIBEIRO, Raquel Sauer Veronez. Descritivo de Cargo da Empresa Vogues Metalurgia LTDA. Porto Alegra,2010.
RICCA, Domingos. Site www.empresafamiliar.com.br/RiccaAssociados/admin/imprensa_53.pdf. Publicado em Julho de 2011
BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: ABTD.3 ed. São Paulo: Pearson Makron Books,1999.
...