TRABALHO EM GRUPO
Ensaios: TRABALHO EM GRUPO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CHRISMARCKES • 4/5/2014 • 1.939 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 IMPORTANCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1.1 VARIAVEIS MACROECONOMICAS 4
2.1.1.1 IMPORTÂNCIA DO CONTROLE CONTÁBIL 4
2.1.1.1.1 MERCADO COMPETITIVO 4
3 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA 5
3.1 GESTÃO SOCIAL INTERNA 5
3.2 GESTÃO SOCIAL EXTERNA 5
3.3 GESTÃO SOCIAL CIDADÃ 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma pesquisa ampla sobre planejamento, desenvolvimento, direção e controle das empresas com uma gestão empreendedora e respeitável. Empresas essas hoje consideradas, conforme as reportagens de sucesso em seus empreendimentos, destacando-se com enorme visibilidade, sobre os seus concorrentes com o menor preço e maior qualidade.
O presente trabalho nos apresenta como essas empresas lidam com seus clientes, concorrentes e funcionários, mostrando como é a sua estrutura interna e externa, ensinando-nos como administrar ao aderir um bom plano de negócio sempre investindo na qualidade dos produtos e também em novidades para chamar atenção dos seus clientes, aumentando a produtividade e vendas das empresas, sem dúvida, crescendo cada dia mais no ramo do negócio.
Vamos poder entender melhor o Contexto Empresarial. Como é constituído e quem poder ser um empresário. Teremos informações sobre as importâncias das Funções Administrativas, onde iremos descrever como as variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais. Também abordaremos a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas.
E por fim, vamos finalizar falando sobre os três estágios de gestão da responsabilidade corporativa: Gestão Social Interna; Gestão Social Cidadã conforme apontado por Neto & Froes (2001).
2 DESENVOLVIMENTO
A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos das empresas como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quando uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Stoner (2004) afirma que planejar significa pensar antecipadamente nos objetivos e nas ações, e que os atos devem ser baseados em métodos, planos ou lógicas, e não em palpites. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração, Stoner (2004) ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.
Cabe às empresas mencionadas no contexto obter recursos internos e administrá-los de forma tal que possam atingir os objetivos das empresas, sempre atentas ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras, aproveitando as oportunidades e adequando estratégias e estruturas a fim de obter vantagens competitivas para sobreviverem no mercado, alcançando o sucesso esperado.
Percebe-se a fatura de uma Empresa mencionada no contexto, onde o empresário investiu cerca de R$ 140 mil, hoje com 54 funcionários e o faturamento mensal de R$ 300 mil, empresa bem sucedida, a outra que com bom planejamento, o empresário começa o negócio sem dinheiro próprio. O Plano de negócios estruturado, ajuda na hora de conseguir financiamento, os bancos vendem dinheiro é comercio deles. A partir que você mostra para ele a viabilidade do negócio, os riscos inseridos, e ele confia, ele financia. Mas fica aqui a dica segundo o empresário da reportagem “O ideal mesmo é que todo empreendedor consiga abrir o seu negócio com recursos próprios, sem precisar de financiamento”. Todo negócio tem prazo para madurar, e quando você começa com endividamento, já começa com sócio que vai querer receber todo mês. Apesar de que as empresas atuam num ambiente macroeconômico e com muitas variáveis fora do domínio como: Inflação, juros, câmbio, crescimento econômico, dominaram a situação, mostrando a capacidade de crescer, faturar, controlar e administrar as atividades das empresas sem prejuízos ocasionados pelas variáveis macroeconômicas.
Compreende-se a importância que as empresas necessitam dar às ferramentas da Administração, analisando todos os setores envolvidos no processo, tanto no ambiente interno, como de vendas, financeiro, de logística e controle de pessoas, como no ambiente externo, no que se referem a clientes, fornecedores. Observa-se que as empresas estão estruturadas, buscando inovações e melhores práticas administrativas, sempre atentas às mudanças e tendências de mercado, detectando oportunidades e precavendo-se contra ameaças, o que é fundamental para uma organização que busca alavancar positivamente seus resultados.
O Controle Contábil da empresa é feito de forma clara, onde se faz estoque da mesma através do programa SIC, a cada nota fiscal emitida se diminui o material que teve saída. Além de controlar entrada e saída do capital, através do fluxo de caixa, visando às despesas mês e os direitos, ou seja, o que temos a receber. Sendo assim sabemos a real situação da empresa é claro com o auxilio do nosso contador.
Peter F. Drucker defende que existem pelo menos três condições que têm que ser cumpridas
...