TRATAMENTO E INDICADORES SOCIAIS
Por: elainematos1 • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 6.381 Palavras (26 Páginas) • 418 Visualizações
TÍTULO DA ATIVIDADE
Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Tratamento da Informação de Indicadores Sociais
Orientador: ANA MARIA DE OLIVEIRA ESPÍNOLA
Osasco, 2014
SUMÁRIO
I- Introdução......................................................................................02
II- Desenvolvimento..........................................................................02
III- Etapa 1........................................................................................03
IV- Etapa 2........................................................................................09
V- Etapa 3........................................................................................16
VI- Etapa 4.......................................................................................18
VII- Considerações finais.................................................................21
VIII- Bibliografia................................................................................21
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade inferir sobre a importância dos indicadores sociais para se definir a realidade e sua importância para o fomento das politicas públicas.
Esse trabalho foi realizado a partir de literaturas pertinentes ao assunto indicadores sociais, estudamos a importância das pesquisas e da elaboração de banco de dados preciso para a formulação de projetos sociais que visem atender as demandas sejam elas de saúde, educação, mobilidade, dentre outras.
Os conceitos de Políticas Públicas foram estudadas e posteriormente inseridas em forma de quadro para que houvesse uma melhor compreensão do assunto. No decorrer nos atentamos para a data do ultimo censo que foi no ano de 2010, levantamos alguns questionamentos e entendemos que a demora na apuração dos dados e cria lacunas.
Buscamos nos sites indicados na ATPS, informações sobre censo efetuado no município de Carapicuíba e a partir daí decidimos discorrer sobre o tema Habitação.
1. POLÍTICAS PÚBLICAS
A diversidade de indicadores sociais existentes nos trouxe um grande leque de informações, primeiro que é a partir deles que emergem as Políticas Publicas e que não há dissolução entre eles, haja vista serem seqüenciais, ou seja, toda vez que são necessários censos é porque algo, ou alguma situação conflitante existe e precisa ser sanada.
Alguns tópicos nos direcionaram a discorrer sobre mobilidade social. O assunto percorre o histórico e questiona a funcionalidade das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, também discute e a sua efetivação em locais onde o desenvolvimento social e a pobreza prevalecem.
1.1 Quadro Síntese de Políticas Públicas
“(...) Políticas Públicas são um conjunto de ações e decisões do governo, voltadas para a solução (ou não) de problemas da so-ciedade (...).” Dito de outra maneira, as Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público.
Conceito retirado do site:
www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae://politicaspublicas//
Políticas públicas sãoconjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.
Conceito retirado do site: www.meioambiente.pr.gov.br/.../File/.../O_que_sao_PoliticasPublicas.pdf
A política pública é concebida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado - no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal -, com vistas ao atendimento a determinados setores da sociedade civil. Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentaise, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada. Tradicionalmente são compostas baseadas em 4 elementos centrais: Dependem do envolvimento do governo, da percepção de um problema, da definição de um objetivo e da configuração de um processo de ação.
Conceito retirado do site: http://odiariodevieiropolis.com.br/portal/a-politica-e-de-suma-importancia/
1.2 Uma Experiência Prática: Estudo de Caso
De acordo com Vargas Velasques:
...