Tecnologias: terceirização, benchmarking e gerenciamento de livros abertos
Projeto de pesquisa: Tecnologias: terceirização, benchmarking e gerenciamento de livros abertos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapaulalucke • 22/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.879 Palavras (12 Páginas) • 324 Visualizações
Atividade de Colaborativa
2014
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Tecnologias de Gestão
Aula-tema 1 há Aula-tema 7. Desafios para o Gestor Contemporâneo, Gestão Contemporânea da Qualidade, Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM), . Tecnologias: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal, Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento, Ferramenta de Gestão: Sistemas de Informações Gerenciais, de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma.
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Tecnologias de Gestão apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Colaborativa, sob orientação do professor-tutor ABNER JACINTO BRAZ
Anhanguera Educacional
2014
SUMÁRIO
Introdução
1. Desafios para o Gestor Contemporâneo
1.1 Consultoria
1.2 Gestor Organizacional
2. Gestão Contemporânea da Qualidade
2.1 Ferramenta 5S
3. Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)
3.1 Benchmarking
3.2 Open Book Management 4. Tecnologias: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal
4.1 Reengenharia
4.2 Empowerment
4.3 Gestão e Organização Horizontal
5. Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento
6. Ferramenta de Gestão: Sistemas de Informações Gerenciais
7. Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
7.1 Seis Sigma
7.2 Balanced Scorecard (BSC)
Conclusão.
Referências Bibliográficas
Introdução
Este Trabalho tem como objetivo abordar as ferramentas de gestão, como os 5S, Benchmarking e Open Book Management (OBM), Reengenharia, Empowerment, Organização Horizontal, Gestão do Conhecimento, Sistemas de Informações Gerenciais, Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas, são de suma importância para as organizações, essas ferramentas citadas ajudam dentro de uma empresa a criar ordem, organizar e cada dia que passa é mais utilizada.
Desafios para o Gestor Contemporâneo
Consultoria
As organizações estão adotando com frequência o uso da consultoria em áreas específicas, além de reduzir os custos, ter profissionais treinados e comprometidos com o ambiente de trabalho, á organização contará com serviços terceirizados em níveis estratégicos e táticos da organização.
Para prestar consultoria precisa dispor de profissionais qualificados e especializados em determinada área em que atua, fornecendo ajuda continua a organização externa trazendo para esta inovação, qualidade, oportunidade e crescimento, a fim de consolidar eficiência e eficácia em seu ramo, assim contribuindo para o crescimento organizacional.
Dentre as consultorias as mais utilizadas na prestação de serviços é a área financeira, administrativa, qualidade/ produtividade, vendas/ marketing, gestão de pessoas e organizacional.
Gestor organizacional
O gestor é encarregado para contribuir para a formação de uma boa equipe, sabendo lidar com eficiência e eficácia dos problemas que possam surgir constantemente na organização, tendo como ferramenta de trabalho o ser humano, tentando extrair o melhor do profissional. Já para a realização de suas tarefas diárias necessita de uma boa formação, capacitação e preparação sejam para lidar com os clientes ou até mesmo motivar os colaboradores da instituição.
Um exemplo que se pode citar de um bom gestor é o Abílio dos Santos Diniz, dono de empresas do varejo alimentar e eletro como Pão de Açúcar, Extra, Assaí e Ponto Frio (sócio das Casas Bahia), que com a abertura da primeira loja darede Pão de Açúcar pôde observar uma oportunidade de negócio que acabara de surgir. Como uma das características de um gestor, Abílio sempre se motivava para realizar um trabalho eficiente e eficaz, que o destacava-se de seus concorrentes (diferencial competitivo), onde possuía um bom conhecimento de seu ramo de atuação e a organização, além de gerenciar e motivar um grande número de pessoas para a realização de um trabalho produtivo. “Nós não queremos ser os maiores, queremos ser os melhores” (Abílio Diniz).
Gestão contemporânea da qualidade
Ferramenta 5S
A sigla 5S origina-se de cinco palavras japonesas, sendo elas seiri (senso de utilização), seiton (senso de ordenação), Seisou (Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Saúde) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina).
Esta ferramentas surgiram nos anos de 1950 no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, cujo principal objetivo era eliminar a sujeira presente nas indústrias da época. Nesse período o país passava por inúmeras dificuldades como falta de saneamento básico, escolas, hospitais e epidemias uma vez que o país acabara de sofrer com a destruição de seus dois polos industriais (bomba que destruiu Hiroshima e Nagasaki) (5S O QUE É, Haroldo Ribeiro (PDCA) acesso em 25 março 2014).
Os 5S são muito utilizada por organizações. Nas organizações a ferramenta tem como principais objetivos, implantar a qualidade, diminuir os desperdícios, fácil localização dos recursos disponíveis, melhoria nos relacionamentos, motivação dos colaboradores, organização e melhoria na produtividade, sendo eles o senso de utilização, o senso de ordenação, o senso de limpeza, o senso
...