TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia pneumático cardio-respiratória

Seminário: Terapia pneumático cardio-respiratória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Seminário  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

Fisioterapia respiratória Cardio-pneumo

Um dos ramos mais procurados da fisioterapia, a fisioterapia respiratória, também conhecida como fisioterapia cardio-pneumo respiratória, tem como principal objetivo restabelecer ou até mesmo prevenir alterações nas funções cardio-pulmonares decorridas de diversos tipos de patologias que afetam esses órgãos, sejam essas alterações distúrbios pulmonares crônicos ou agudos.

Normalmente, tais alterações são decorrentes de patologias como infartos, pneumonias, asmas, bronquites, tuberculose, entre outras. Em alguns casos, pacientes de outras enfermidades, que em um primeiro momento não têm diretamente alguma ligação com problemas de respiração, como no caso daqueles que sofreram acidente vascular encefálico (AVC), também necessitam de fisioterapia respiratória domiciliar.

O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe apenas ao tratamento, englobando também a prevenção às doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões de seu paciente, utilizando-se de aparelhos específicos para a mobilização da secreção para facilitar a sua retirada.

Como funciona a fisioterapia respiratória

O tratamento feito por meio das técnicas da fisioterapia respiratória consiste em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios, e, em alguns casos particulares, a utilização de oxigenoterapia, com o intuito de restaurar o bom funcionamento dos pulmões e da respiração. São utilizados equipamentos específicos de acordo com o quadro clínico do paciente para que a ventilação pulmonar seja otimizada e recuperada.

É bem comum que esse tipo de fisioterapia seja aplicada em crianças - chamada de fisioterapia respiratória pediátrica -, principalmente em situações em que a criança possua problemas de saúde como a bronquiolite, a pneumonia ou a broncopneumonia, casos em que há a necessidade de atendimento por um especialista pediátrico.

Em outros casos também bastante recorrentes, a fisioterapia cardio-pneumo é destinada às pessoas com idade mais avançada, ramo da especialidade denominado de fisioterapia respiratória geriátrica. Ela é utilizada tanto na manutenção das condições de saúde do paciente idoso, quanto na recuperação de sequelas resultantes de alguma enfermidade.

A Central da Fisioterapia possui profissionais altamente capacitados e treinados para a realização do tratamento de fisioterapia em casa, com equipamentos modernos e específicos para cada tipo de caso.

Reabilitação em cardiologia

Na área de cardiologia, possuímos programas específicos que visam desde a prevenção da doença cardiovascular (condicionamento físico/cardiovascular) até ao atendimento de pacientes que já são portadores destes tipos de doenças (reabilitação cardiovascular). Todos os programas foram criados de forma criteriosa e individualizados, procurando respeitar a fisiopatologia de cada doença e oferecer ao paciente o que há de mais avançado na medicina de reabilitação.

O Objetivo da reabilitação na cardiologia

Nosso objetivo, na cardiologia, é a utilização do exercício físico como forma de tratamento não medicamentoso, fazendo com que o paciente possa ter o aprendizado adequado em relação à execução dos exercícios físicos e a sua doença, obtendo os benefícios já amplamente conhecidos, mas de forma segura e orientada. Nossos programas visam:

• Melhorar a capacidade física de trabalho, a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, por meio de exercícios supervisionados.

• Educar os pacientes quanto à prática de atividade física, às modificações do estilo de vida e prepará-los para fases de reabilitação subsequentes.

• Melhorar a sintomatologia, aumentando limiar isquêmico em pacientes com angina ao esforço, a sensação de cansaço nos portadores de insuficiência cardíaca, os episódios de desmaio nos portadores de disautonomia, entre outros.

• Preparar os pacientes para retornar às suas atividades funcionais (pessoais e na comunidade), principalmente após um período de internação ou intervenção.

REABILITAÇÃO PULMONAR

A reabilitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com