Titulação Ácido-Base
Ensaios: Titulação Ácido-Base. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: deminuzziw • 10/8/2014 • 1.476 Palavras (6 Páginas) • 276 Visualizações
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESOR:
NOMES:
Titulação ácido - base
CASCAVEL, 20/05/2014
1-TÍTULO:
Titulação ácido base
Prática 04 - realizada no dia 09 de Maio de 2014.
2. OBJETIVO:
Determinar a concentração Ácida do Vinagre.
3. RESUMO:
Iniciou-se a prática com a adição de 10 mL de vinagre em um balão volumétrico de 100ml completando-o, até a marca de menisco, com água destilada. Em seguida, 10 mL desta solução foram colocados em um balão de erlenmeyer e logo após foram adicionadas três gotas de fenolftaleína à solução. Então, preencheu-se uma bureta com 25 mL com uma solução de NaOH, encontrou-se o ponto de viragem do indicador. Para fins de precisão, esta parte do experimento foi realizada mais duas vezes com 10 mL cada da solução de vinagre diluída.
4. INTRODUÇÃO:
A titulação é um procedimento muito comum quando se faz necessário encontrar a concentração de um reagente conhecido, utilizado padrões específicos para cada reagente. Com o auxilio de um indicador acido-base, procura-se o ponto de viragem do reagente, ou seja, o ponto em que o produto da concentração e da massa do reagente de concentração desconhecida, o analito ou titulado, é igual ao produto da concentração e da massa da substância de concentração conhecida, o titulante. Este processo de achar o ponto de viragem serve para descobrir a massa exata do titulante, para então, aplicar a formula da igualdade dos números de equivalentes, a proporção do titulado e do titulante descrita acima, encontrando assim a concentração do analito.
Quando esta concentração é encontrada utiliza-se de uma série de cálculos para encontrar a porcentagem exata do reagente presente na solução.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
5.1) Materiais Utilizados:
1) 01 Erlenmeyer;
2) 01 Suporte Universal;
3) 01 Balão Volumétrico de 10 mL;
4) 01 Bureta de 25 mL;
5) 02 Garras;
6) 01 Pipeta volumétrica de 10 mL ;
7) 01 Becker de 100 mL;
8) 01 Proveta de 10 mL ;
5.2) Reagentes Utilizados:
1) Água Destilada (H2O)
2) Vinagre (CH3 - COOH) - 10mL
3) Fenolftaleína 1%
4) Hidróxido de Sódio (NaOH) - 1 moL/L
5.3) Procedimento Experimental:
a) Diluição do vinagre: A prática iniciou-se com a adição de 10 mL de vinagre (Figura 1), obtidos através da utilização de um becker de 100mL e uma proveta com capacidade de 10 mL, em um balão volumétrico com marca de 100 mL. Em seguida, completou-se o balão, até a marca de menisco, com água destilada. Obtendo assim, 90 mL de água com 10 mL de vinagre.
Figura 1 - Adição do vinagre no balão volumétrico
b) Preparação da solução: Assim que o balão volumétrico foi preenchido até sua marca de menisco e a proveta foi limpa com água e sabão, adicionou-se 10 mL, novamente utilizando a proveta para maior precisão, do vinagre diluído para um erlenmeyer e goteou-se três gotas de fenolftaleína na solução. Em seguida, com auxílio da bureta e das garras que a prenderam ao suporte universal, adicionou-se 25 mL de hidróxido de sódio (NaOH) à bureta, tomou-se cuidado para que não existisse ar dentro desta.
c) Ponto de viragem: Com a pepita já fixa no suporte universal, colocou-se o erlenmeyer em baixo dela e, utilizando-se os métodos antes vistos em sala, gotejou-se NaOH na solução do vinagre diluído até que esta mudou completamente de cor, ficando totalmente rosa como pode-se verificar na Figura 2 abaixo.
Figura 2 - Ponto de viragem
d) Cálculos: Após a solução ter mudado de cor, a massa de NaOH adicionado à solução foi anotada (Figura 3). Em seguida igualou-se os números de equivalentes da base, do NaOH, do ácido e do vinagre, encontrando o volume de ácido na solução.
Figura 3 - Aferição da massa de NaOH adicionado à solução
e) Repetição: Os passos “b” até “d” foram repetidos mais duas vezes para obtenção de resultados mais precisos e iguais.
6. RESULTADO E DISCUSSÃO:
a) Diluição do vinagre: Primeiramente, pode-se entender a importância da diluição do vinagre para a produção da solução de 10 vezes. Um procedimento fundamental, não só nessa parte do experimento,, mas na prática como um todo, é a precisão. Nesta primeira parte, por exemplo, se a diluição fosse feita sem precisão, o resultado seria uma solução com mais de 10 vezes,
...