Titulação ácido-base
Trabalho Universitário: Titulação ácido-base. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnnaLigia • 19/10/2014 • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 271 Visualizações
1. Introdução:
1.1. Ácidos e bases
Ácido é toda substância que, quando dissolvida em água, leva a formação de íons hidroxônio (H30+) e base é toda a substância que, quando dissolvida em água, causa o aparecimento de íons hidroxila (OH-). Portanto, um ácido é considerado forte quando gera um maior número de H30+, e uma base é considerada forte pelos mesmos motivos, ou seja, quando fera grandes quantidades de OH-.
1.2. Titulação ácido-base
Um processo muito conhecido para determinar a concentração de uma solução é a titulação que envolve a reação química de uma amostra de solução desconhecida (titulado) com uma solução de concentração conhecida (titulante), denominada solução padrão. A reação que ocorre entre o ácido e a base é chamada de neutralização que é quando o pH fica neutro ou próximo disso e o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem é conhecido como ponto de viragem ou equivalência, que pode ser determinado com a ajuda de um indicador químico ácido-base que variará sua cor quando este ponto for atingido, normalmente pode-se prever o pH no ponto final da titulação.
À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução varia constantemente, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
Normalmente, o pH no ponto final de titulação pode ser previsto. Dessa forma, o problema se resume em escolher um indicador em conforme apresentado na tabela a seguir.
Tipos de indicadores ácido-base, com zona de viragem e coloração.
Indicador Zona de transição Mudança de cor
Alaranjado de metila 3,1-4,4 Vermelho para alaranjado
Vermelho de metila 4,4-6,2 Vermelho para amarelo
Azul de bromotimol 6,2-7,6 Amarelo para azul
Fenolftaleína 8,0-10,0 Incolor para vermelho
2. Objetivos
Titular uma solução de ácido forte com base forte. Determinar os valores de pH experimentais e comparar com os teóricos. Fazer a curva de titulação.
3. Metodologia e material
3.1. Material
- Bureta
-Suporte universal
-Erlenmeyer
-Béquer
-Proveta
-Água destilada
-Fenolftaleína
-Solução de HCl 0,1M
-Solução de NaOH 0,1M
- peagâmetro
-Chapa de aquecimento com agitação
-Tiras de papel
-Agitador magnético
3.2. Metodologia
A solução de HCl foi titulada utilizando-se solução padrão de NaOH. Fez-se a ambientalização, com as devidas soluções, de todos os materiais utilizados no experimento. Em seguida, zerou-se a bureta adicionando-se solução básica de NaOH (0,1 M), ou seja, até que o menisco se verificasse no ponto 0 da bureta. Já no erlenmeyer, colocou-se 15 mL do analito, ou seja, de solução de ácido clorídrico e em seguida adicionou-se 1 gota de fenolftaleína (que é um indicador ácido-base). O pH da solução ácida foi medido no peagâmetro antes de ser adicionada a solução básica, anotou-se. Em seguida adicionou-se 5 mL de NaOH, com a solução de ácido em movimentos circulatórios com a ajuda do agitador magnético e a chama de aquecimento com agitação. Mediu-se o pH do analito novamente. Repetiu-se esse procedimento com os volumes de 15 e 20 mL de NaOH adicionados no analito. Lembrando que sempre ao se medir o pH da solução ácida, foi-se necessário fazer a limpeza do peagâmetro com água destilada, tirando o excesso com um papel macio. Observou-se o ponto de viragem na solução de ácido clorídrico, obtendo uma coloração rosa claro, sendo que inicialmente a solução era incolor.•.
4. Resultado e Discussão
Nas práticas de titulometria e potenciometria efetuadas nesse experimento, foi possível observar a titulação de um ácido forte (HCl) com uma base forte (NaOH), na presença de fenolftaleína, e as medições de pH da solução após várias etapas. Os resultados, comparados com os teóricos, foram os seguintes:
4.1 pH antes da adição de NaOH
O valor, observado no peagâmetro, para a solução de 15 mL de HCl mais três gotas de fenolftaleína contida no Erlenmeyer foi 1,00, constatado-se um meio ácido. Importante ressaltar que todas as medições de pH foram feitas a uma temperatura de 25ºC.
Calculando teoricamente o pH da solução, chegou-se à conclusão de que são iguais.
HCl H+ + Cl-
1 mol 1 mol
0,1 mol/L 0,1 mol/L
pH= -log[H+] = 1,00
4.2 pH após adição de 5 mL de NaOH
Após a adição dessa quantidade da base na solução, o pH observado foi de 1,58. Já a partir dos cálculos teóricos, o pH foi 1,30. O meio ainda era ácido porque havia excesso de HCl, e a variação de ambos os pHs foi pouca.
...