Toxicidade Acidos E Bases
Artigo: Toxicidade Acidos E Bases. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taisaleiras2 • 15/9/2014 • 703 Palavras (3 Páginas) • 620 Visualizações
Toxicidade dos ácidos
H2SO4
Em conato com a pele, o ácido sulfúrico causa destruição dos tecidos causando severas queimaduras e o contato com os olhos (solução ou vapor), causa graves queimaduras, podendo levar a cegueira. A inalação de vapores de ácido sulfúrico é prejudicial ao sistema respiratório; quando há inalação excessiva de vapores, provoca-se grande irritação na garganta, até mesmo queimaduras, e tosse. Se ingerido, produz queimaduras no aparelho digestivo, causando desde dores de estômago, dificuldade de deglutição, sede intensa, náusea, vômitos e, em casos mais sérios, colapso e morte.
HCN
Por ingestão, a dose capaz de provocar a morte é de 1 mg por quilograma de massa corpórea. Por inalação, uma concentração de 0,3 mg por litro de ar mata entre 3 e 4 minutos. A ação tóxica do HCN deve-se à sua capacidade de inibir uma enzima que é fundamental para as células consumirem o gás oxigênio transportado pelo sangue, provocando, então, a parada da respiração celular. Ou seja, mesmo que o sangue esteja saturado de oxigênio, o indivíduo exposto ao ácido morre por asfixia.
HClO4
A inalação de vapores/aerossóis causa queimadura das mucosas e pulmões, tendo como possível consequência o edema pulmonar. Já o contato com a pele e olhos provoca queimaduras, podendo levar à cegueira. A ingestão desse ácido provoca queimaduras no esôfago e no estômago, podendo levar à perfuração dos mesmos.
HNO3
O ácido nítrico é muito corrosivo a pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório. Os vapores causam severas irritações, mesmo em baixas concentrações, e o líquido pode causar severas queimaduras mesmo quando em pequenos contatos com a pele e olhos. A inalação do vapor pode causar edema pulmonar podendo levar a morte. A exposição crônica à vapores ou misturas de ácido nítrico pode afetar lentamente os dentes, podendo ocasionar também doenças respiratórias crônicas.
H2S
O sulfeto de hidrogênio é um forte irritante do sistema respiratório superior e inferior, porém seus efeitos dependem da sua concentração e duração da exposição. Esse ácido pode causar sensação de queimadura, tosse, respiração difícil, dor de cabeça, náusea. Exposição contínua à baixas concentrações (15 - 20 ppm) geralmente causa irritação das membranas mucosa e conjuntiva dos olhos; concentrações elevadas (200 - 300 ppm) podem causar dificuldades respiratórias, levando ao desmaio ou coma. Exposições por mais de 30 minutos à concentrações com mais de 700 ppm são fatais. A inalação contínua de baixas concentrações pode causar fadiga do olfato, dificultando a detecção de sua presença pelo odor.
Toxicidade das bases
NaOH
Possui ação corrosiva sobre os tecidos da pele, olhos e mucosas. O hidróxido de sódio não é inflamável, porém tem-se a formação de gases inflamáveis quando em contato com alguns metais. O contato com os olhos pode causar severos danos, incluindo
...