Trabalho 6° Semestre
Trabalho Escolar: Trabalho 6° Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kochkoch • 20/10/2014 • 4.332 Palavras (18 Páginas) • 245 Visualizações
2 ÁREAS DE ATUAÇÃO
2.1.1 O objetivo de estudo das Ciências Atuariais
A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. A Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das consequencias das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doenca, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo nao-vida sao todos os demais (veiculos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigacoes contratuais).
O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver acoes estrategicas para o diagnostico de problemas e a construcao de modelos matematicos para a avaliacao e mensuracao desses riscos. O atuario e tambem um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no ambito das diferentes atividades das instituicoes de previdencia e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
A contabilidade vem nos dias atuais, abrangendo um campo de atuação cada vez mais amplo, deixando cada vez mais claro que a mesma tem uma suma importância para a sociedade atual.
Neste sentido a contabilidade aplicada vem quebrando os tabus de que a contabilidade é somente para as empresas privadas de grande porte e para as entidades publicas, a contabilidade é aplicada em um vasto campo das entidades econômicas administrativas, sendo aplicada tanto nas sociedades mercantis como as sociedades civis, ate mesmo nas que não tem por finalidade o lucro. Desta maneira a contabilidade não se limita aos grandes empreendimentos, mas também se aplica o conhecimento contábil aos micro e pequenos negócios, sem deixar de destacar o patrimônio das pessoas físicas.
2.1.1.2 ISE- BOVESPA
Em meio a este aparado de situações que a contabilidade tem forte atuação, deparamos com o ISE-BOVESPA. O índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade e também estimular a responsabilidade ética das corporações. Teve inicio em 2005, sendo que foi financiado pela International Finance Corporation, tendo seu desempenho por responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.
O ISE é uma ferramenta usada para a analise comparativa do desempenho das empresas listadas, tendo como aspecto a sustentabilidade corporativa, que é baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. O mesmo vem a ampliar o seu atendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, incluindo também o desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
ISE é o índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações empresariais de capital aberto e que são listadas na BM&FBOVESPA, este por sua vez decide as características especiais desse indicador, sendo assim um resultado de um trabalho entre a Bolsa e um grupo de entidades formada por representantes da BM&FBOVESPA, associações e ONGs.
Desta forma tem como objetivo identificar as empresas que vem se destacando pelo compromisso com o DS e o alinhamento estratégico com a preocupações diferentes ou seja, não somente o retorno financeiro, cria desta forma um ambiente de investimento compatível com as demandas que a sociedade vem exigindo. Deste modo o programa tem incentivado a criação de fundos de investimento responsáveis e assim adequando-se e tornando-se padrão de comparação de seus desempenhos.
2.1.1.3Conselho deliberativo do ISE( CISE )
Sendo este o órgão máximo de governança do índice, tem como objetivo principal garantir um processo transparente de construção do índice e da seleção das empresas, é composto por representante de 11 instituições e é presidido pela BM&FBOVESPA. Tem como objetivos estratégicos ampliar a abertura de informações ao mercado, aumentar a participação das empresas no processo de seleção, aumentar o volume de recursos investidos e produtos atrelados ao ISE assim tornando-o um benchmark de investimento, fortalecer os canais de comunicação e diálogo com as partes interessadas, trabalhar pelo aperfeiçoamento e processos de elaboração de questionário.
É composto por até 40 empresas selecionadas dentre as Emissoras das 200 ações líquidas, tem participação voluntária, carteira revista anualmente, a sua metodologia se baseia em questionários, é elaborado por meio de processo participativo, tem vigência de primeiro de janeiro a trinta e um de dezembro. Parceiro técnico é o GVces.
Este programa tem alguns critérios que são relacionados á sustentabilidade e não apenas de liquidez, desta forma o questionário aborda as varias facetas da sustentabilidade. Estas questões são agrupadas em dimensões que abordam características em geral, são elas: natureza do produto, geral, governança ,mudanças climáticas, ambiental, econômicas financeiras e social. Tem por metodologia a analise quantitativa, sendo esta a pontuação alcançada no questionário, a analise qualitativa, sendo feita através da verificação dos documentos e a avaliação do CISE.
As empresas listadas neste programa nos últimos anos são: em 2011; Abril Educa, Tchnos, Qualicorp, BR Pharma, Magazine Luiza, Time For Fun ,IMC Holding, QGEP PART ,Autometal, Sierra Brasil, Arezzo.
Em 2012; BTG, Unicasa, Locamerica. Em 2013;CPFL Renovav,BB Seguridade, Smiles, Alupar, Biosev, Senior Sol, Linx. Assim nos últimos anos o numero de empresas que compunham este programa chega a 148, participantes desde o ano 2004.
2.2CONTABILIDADE
...