Trabalho De Controladoria
Exames: Trabalho De Controladoria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gsenna • 4/12/2014 • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
MERCADO DE CAPITAIS E FINANÇAS CORPORATIVAS
História do Mercado de Capitais
O Banco tradicional era estabelecido pelo modelo europeu com operações básicas (depósitos e empréstimos, outros serviços não existiam). A partir da década de 50, foi evidenciado potencial econômico no Brasil, ocorrendo então, a propagação de bancos, além de fusões, aquisições e falências de alguns deles. É nessa época, que é criada a SUMOC (Superintendência da Moeda e Crédito).
Inicia a fase do “banco atual” quando o modelo europeu é extinto e entra o americano, na reforma bancária de 1964. Com as novas normas, é liberado o capital de giro em curto prazo, associações de poupança e empréstimos, empresas de financiamento, bancos de investimento, BNDES, BNH. BB ficou como banco misto atuando em CP e LP, SUDAM e SUDENE são extintas em 2001, criado CVM, entre outros acontecimentos relevantes.
Sistema Financeiro Nacional
É composto de instituições responsáveis por captar recursos, distribuir e fomentar a circulação de valores, além de regulamentar este processo.
O CMN (conselho monetário nacional) define as diretrizes de atuação do sistema, que está diretamente ligado com Banco Central do Brasil, atuante como seu órgão executivo, e a CVM (Comissão de Valores Monetários), que reporta a regulamentação e fomento do mercado de valores mobiliários.
Bacen
É considerado gestor do Sistema Financeiro Nacional, administrador da dívida pública interna e externa sendo fiel depositário das reservas internacionais do país. É também conhecido como banqueiro do governo, além de gerenciar a emissão e o saneamento do meio circulante, o orçamento monetário.
Banco Central
O Banco Central do Brasil é o responsável por cumprir o regulamento do sistema e normas do CMN, é através dele que o estado intervém diretamente no Sistema Financeiro e Economia. Dentre suas principais atividades estão a emissão de papel moeda e metálico, regular a compensação de cheques, fiscalização de instituições financeiras, controlar fluxo de capitais estrangeiros, entre outros. Pode-se considerar como guardião da moeda nacional, garantindo o equilíbrio do mercado financeiro.
CVM
Criada em 1976 é uma instituição que abrange a regulação e fiscalização do mercado de capitais, além da fiscalização de emissão e distribuição dos valores mobiliários no mercado; a organização, funcionamento e operações das Bolsas de Valores; auditoria de companhias abertas; gestão de carteiras e a custódia de valores mobiliários.
Banco do Brasil – BB
Corresponsável por emitir a moeda sendo o principal executor da política oficial de crédito rural, além das funções de banco comercial.
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento
Instituição responsável pela política de investimento de longo prazo do governo federal, sendo a principal instituição financeira de fomento do país. Alguns de seus principais objetivos são impulsionar o desenvolvimento econômico e social; fortalecer o setor empresarial nacional; atenuar desequilíbrios regionais; promover o crescimento e a diversificação das exportações, entre outros.
CEF – Caixa Econômica Federal
Responsável por operacionalizar as políticas do Governo Federal para habitação popular e saneamento básico com foco no trabalhador de baixa renda, por administrar as loterias e FGTS, além das atividades básicas de bancos comerciais como captação de recursos em cadernetas de poupança, empréstimos vinculados à habitação.
BC – Bancos Comerciais
Em sua totalidade pode-se dizer que dentre as principais características, eles são os responsáveis por desconto de títulos, obtenção de recursos externos para repasse, abertura de crédito simples e em conta corrente, captar depósitos à vista e a prazo fixo, efetuar prestação de serviços (inclusive em parceria com outras instituições financeiras).
BCO – Bancos Cooperativos
Estes autorizam que cooperativas de crédito abram seus próprios bancos, atua de maneira oposta a um banco comercial. A grande vantagem é que o produtor rural é o gerador e controlador do fluxo monetário, além de manter esses recursos.
É importante ressaltar que na economia europeia, essa modalidade de instituição financeira existe a mais de 100 anos e entre os 20 maiores do mundo 3 são cooperativas: Rabobank, DG Bank e Credit Agricole.
CC – Cooperativas de Crédito
Atuam basicamente no setor primário da economia na comercialização de produtos rurais. Neste grupo, conta-se com o mínimo de 20 cooperados e máximo de 200, portanto, pode equiparar-se a uma instituição financeira, já que também pode oferecer conta corrente, cheque, recebimento de contas e crédito a funcionários descontados via FOPAG.
BD – Bancos de Desenvolvimento
BNDES é o principal agente do governo para financiamentos de médio e longo prazo aos setores primário, secundário e terciário, sendo o Banco do Nordeste BNB e Banco da Amazônia os principais.
Políticas Monetárias Fiscal, Cambial E De Rendas
Política Monetária
É o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantem a liquidez ideal de cada momento econômico. O executor é o Bradesco Central, tendo como instrumentos clássicos o depósito compulsório, redesconto ou empréstimo de liquidez, mercado aberto e controle de seleção de crédito.
O depósito compulsório regula o multiplicador bancário, imobilizando uma parte maior ou menor dos depósitos bancários e recursos de terceiros que nelas circulem, restringindo ou alimentando o processo de expansão dos meios de pagamento.
Política Fiscal
Tange a política de receitas e despesas do governo envolvendo a definição e aplicação da carga tributária exercida sobre os agentes econômicos além da definição dos gastos do Governo, que tem por base os tributos captados. Possui forte
...