TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho para quem está com dificuldade em na producão do TCC

Por:   •  3/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        DELIMITAÇÕES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

3        OBJETIVO        5

3.1        OBJETIVO GERAL        5

3.2        OBJETIVOS ESPECIFICOS        5

4        JUSTIFICATIVA        6

5        METODOLOGIA        7

6        REVISÃO BIBLIOGRAFIA        8

7        ORÇAMENTO        13

8        CRONOGRAMA        14

9        RESULTADOS ESPERADOS        15


  1. INTRODUÇÃO

As mudanças históricas, conceituais e estruturais, na organização da sociedade atual exige maior intervenção por parte do Serviço Social como forma de minimizar os maus tratos sofridos pelos idosos em seu processo de envelhecimento.

O assistente social como pessoa habilitada no sentido de trabalhar com as políticas públicas no sentido de desenvolver um trabalho voltado para minimizar as mazelas existentes na sociedade bem como a valorização do idoso e sua inclusão na sociedade A violência em relação ao idoso é presente em nossa sociedade, muitas acontecendo no próprio domicilio do idoso torna-se vítima da própria família seja em sentido físico, psicológico, material e moral.

O tema da violência atualmente ganha o cotidiano da vida dos indivíduos e grupos sociais, da mídia em geral e das relações entre Estado, sociedade e organizações sociais no mundo e no Brasil. Muitos estudiosos têm se debruçado a entender esse fenômeno social que não é novo, mas que ganhou intensidade, volume e amplitude, sobretudo pós-décadas de crise e que têm o ápice nos finais dos anos 80 do século XX. A violência contra o idoso é uma das faces mais cruéis da questão da violência que permeia o tecido social e que ganha relevância social por ser esta população a que mais vem crescendo, nos últimos anos, em termos demográficos e por ser uma dos segmentos populacionais que mais necessitam de cuidados físicos, materiais, psicossociais, de saúde, de atenção e de respeito.

No que se refere a Política Social do Idoso, a atuação do serviço social é executada por meio dos métodos utilizados pelo profissional do serviço social que aplica ações que visam alcançar as várias áreas existentes na vida do Idoso como prevenção da saúde, inserção do Idoso na sociedade, vínculo familiar, lazer .

O profissional do serviço social desenvolve um trabalho educativo e político em função da concretização aos direitos do idoso, resgatando valores e dignidade, dinamizando a conscientização e participação da sociedade na efetivação da lei que garante os direitos assegurados aos Idosos por meio do estatuto do Idoso e fortalecimento de vínculos familiares. A sociedade moderna, historicamente, tem sido considerada responsável por generalizar o processo de envelhecimento, revelando essa etapa da vida com estigmas e estereótipos ao produzir conceitos e práticas que depreciam e inferiorizam os velhos e suas contribuições para a sociedade.


  1. DELIMITAÇÕES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O presente trabalho propõe a partir do uso de instrumentos teórico-metodológicos, entender as problemáticas, desafios e consequências da violação dos Direitos da pessoa Idosa e as contribuições do Serviço Social nessa demanda, já que nos últimos quarenta anos o processo de envelhecimento nos países em desenvolvimento tem acontecido de uma forma bastante acelerada decorrente da queda acentuada da natalidade, do aumento da expectativa de vida e diminuição da mortalidade gerando maior longevidade.

A visão tradicional da velhice é sempre de pessoas incapazes, doentes, rabugentas, dependentes, impotentes, demenciadas, um indivíduo que só gera ônus para a família e a sociedade, Diante do exposto, surge a seguinte questão: Como a política pública voltada para a população está se preparando para o envelhecimento populacional e qual a contribuição do assistente social em relação a violação dos direitos da pessoa idosa?


  1. OBJETIVO

  1. OBJETIVO GERAL

Analisar as políticas públicas que abordam a questão do envelhecimento e o papel do assistente social nesse contexto, bem como a importância das relações sócia familiar, e os direitos dos idosos.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Verificar através de uma perspectiva psicossocial o envelhecimento;
  • Destacar os principais desafios que as pessoas idosas sofrem na atualidade
  • Avaliar como o trabalho do Serviço Social pode contribuir para que o idoso tenha acesso a direitos e possam envelhecer de forma saudável.
  • Analisar a visão de violência, abusos e maus tratos dos idosos no ambiente em que vive.


  1. JUSTIFICATIVA

Este trabalho surgiu da necessidade crescente de um envelhecimento saudável do nível nacional, levando em consideração o aumento do índice da esperança de vida, a vulnerabilidade dos idosos, um aumento de violência.

Os adolescentes e crianças já são protegidas pelo Estatuto da Criança e do adolescente, já às pessoas idosas, têm-se verificado que existe uma falta de capacidade de resposta às necessidades específicas, mesmo que estes tenham o Estatuto do Idoso.

Justifica-se esse trabalho em decorrência do envelhecimento populacional no Brasil cria-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que abordem essa questão e que possibilitem uma discussão maior sobre o tema em ambientes acadêmicos e sociais. Além disso, existe um interesse pessoal em desenvolver o trabalho, devido a uma identificação com as ações e trabalhos desenvolvidos com esse grupo populacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com