Trajetoria Obliqua
Trabalho Escolar: Trajetoria Obliqua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leo_Jesus • 7/10/2014 • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 1.039 Visualizações
1 Introdução
O objetivo desse estudo será mostrar a trajetória obliqua de um objeto analisando o movimento, seus eixos e sua características.Para análise prática do movimento, será utilizado o software Tracker.
1.1 Trajetória Obliqua
A trajetória obliqua está presente na nossa vida. Quando jogamos futebol, vôlei, golf, tênis de mesa, entre outros, submetemos um objeto (nesse caso a bola), a uma trajetória obliqua. Um objeto ou um corpo que realiza uma trajetória parabólica tem o seu movimento chamado de trajetória obliqua conforme figura 01e 02 e 03
Figura 01 – Salto com barrieras.
.
2 Análise do movimento
Qualquer corpo lançado obliquamente (formando certo ângulo α com a horizontal), fica sujeito à uma única aceleração que é a aceleração da gravidade (g) conforme figura 04.
Figura 04 – Análise do movimento.
2.1 Decomposição do movimento
A trajetória obliqua é divida em 2 tipos de movimentos independentes: o movimento horizontal (eixo x) e o movimento vertical (eixo y). Na direção horizontal o corpo realiza um movimento retilíneo e uniforme com velocidade igual a V0x. Na direção vertical, o corpo realiza um movimento retilíneo uniforme variado com velocidade inicial a V0y e aceleração igual a –g conforme figura 05 .
Figura 05 – Decomposição do Movimento
2.2 Movimento horizontal
O movimento na direção do eixo x é uniforme pois a velocidade é constante. A aceleração da gravidade por ser vertical, não tem influência sobre este ponto. Para determinar a posição do móvel em relação à horizontal temos que determinar a componente da velocidade inicial V0 na direção do eixo x. O módulo da velocidade na direção do eixo x é dado pela equação (1):
v0x = v0 .cosα Equação (1)
A função horária do movimento horizontal (posição) é dada pela equação (2):
x = v0x.t.cosα Equação (2)
A distância horizontal percorrida pelo corpo desde o lançamento é chamada alcance máximo(xmax). Podemos determinar o alcance máximo pela equação (3):
Equação (3)
2.3 Movimento Vertical
O movimento vertical está sob a ação da gravidade, isso implica que o movimento é uniformemente variado (MUV) e a velocidade Vy diminui à medida que a altura em relação ao solo aumenta.
O componente da velocidade inicial na direção do eixo y é dado pela equação (4):
V0y= V0 . senα Equação (4)
2.4 Funções horárias do movimento vertical
A função horária do espaço (posição) é dada pela equação (5):
Equação (5)
A função horária da velocidade é dada pela equação (6):
vy = v0y – gt Equação (6)
A altura máxima pode ser calculada usando a Equação de Torricelli. Levando em consideração que na altura máxima Vy = 0 , a altura máxima (ymax) e dada pela equação (7):
Equação (7)
Após atingir a altura máxima, o corpo move-se em queda livre sob ação da gravidade, e sua velocidade aumenta com o tempo.
O tempo de subida(ts) levando em consideração que Vy é nulo pode ser encontrado na equação (8):
2.5 Características da
...