Tratamento Cáustico
Dissertações: Tratamento Cáustico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jubapiccoli • 8/3/2014 • 202 Palavras (1 Páginas) • 1.135 Visualizações
Tratamento Cáustico
Definição
Consiste na utilização de solução aquosa de NaOH para lavar uma determinada fração de petróleo. Dessa forma, é possível eliminar compostos ácidos de enxofre, tais como H₂S e mercaptans (R-SH) de baixos pesos moleculares.
Utilização
Em função das limitações do tratamento cáustico, só é utilizado para frações leves, como:
-Gás combustível
-GLP
-Naftas
Em alguns casos, pode ser utilizado no tratamento de querosene, não muito eficaz na remoção de impurezas
Tratamento DEA
TRATAMENTO DEA
O tratamento DEA é um processo específico para remoção de H2S de frações gasosas do petróleo, especialmente aquelas provenientes de unidades de craqueamento. Ele também remove CO2 eventualmente encontrado na corrente gasosa.
O processo é baseado na capacidade de soluções de etanolaminas, como a dietilamina (DEA), de solubilizar seletivamente a H2S e CO2.
O tratamento é obrigatório em unidades de craqueamento catalítico em função do alto teor de H2S presente no gás combustível gerado.
A operação é realizada sob condições suaves de temperatura e pressão.
A DEA apresenta grande capacidade de regeneração, e pode ser substituída por MEA (Monoetanolamina) em unidades cujas correntes não contenham sulfeto de carbonila (SCO).
Conforme dito anteriormente, o GLP proveniente do craqueamento catalítico, por possuir elevado teor de H2S, é submetido a um processo de extração com DEA (dietilamina).
...