Tratamento De Esgoto Sanitário
Artigos Científicos: Tratamento De Esgoto Sanitário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizks • 4/10/2014 • 224 Palavras (1 Páginas) • 440 Visualizações
O que é esgoto sanitário?
Todas as vezes que a água captada é utilizada nas casas ou indústrias é produzido o que chamamos de esgoto (afluente). Na existência de saneamento básico esse afluente passa por um conjunto de redes e através deste são direcionados às estações de tratamento de esgoto (ETE) para serem novamente lançadas aos rios
Função das ete?
A função das estações de tratamento de esgoto é reproduzir, de forma artificial a decomposição da matéria orgânica que seria naturalmente realizada pelos cursos de água. O tratamento consiste em separar os resíduos sólidos da parte líquida, reduzir a carga poluidora e facilitar a deposição adequada dos dejetos sem causar prejuízo ao meio ambiente. Atendendo os padrões técnicos estabelecidos pelo CONAMA.
História
Os primeiros sistemas de esgotamento executados pelo homem tinham como objetivo protegê-lo das vazões pluviais, devendo-se isto, principalmente, à inexistência de redes regulares de distribuição de água potável encanada e de peças sanitárias com descargas hídricas, fazendo com que não houvesse, a primeira vista, vazões de esgotos tipicamente domésticos.
LEGISLAÇÃO EXISTENTES:
Resolução CONAMA nº. 430/2011, em seu CapÍtulo II, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamentos de efluentes, estabelece em seu Art. 21. “Para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários deverão” obedecer as “condições e padrões específicos” disposto nesta Resolução e em outras normas aplicáveis.
...