Tributo e a Natureza Jurídica das Contribuições
Seminário: Tributo e a Natureza Jurídica das Contribuições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pjanaynne • 21/5/2014 • Seminário • 2.534 Palavras (11 Páginas) • 215 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE.
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA – ATPS
PROFA. Laura dos Santos
SERVIÇO SOCIAL
POLITICA DE SEGURIDADE SOCIAL
“Política de Seguridade Social: implicações jurídicas, políticas e
Sociais em prol da cidadania
Adriana Batista Sobreira – RA 381002
Jozelucia Pontes de Araújo – RA 357628
Maria Cilania Sousa de Oliveira – RA 8526967308
Nayra Rowhena Sousa Araújo RA 357723
Paula Janaynne de Souza – RA 367609
Tamara Gonçalves Ribeiro - RA- 369878
JUAZEIRO DO NORTE CE, DE ABRIL DE 2014.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ………………………………………………………………..
02
Tributo e a Natureza Jurídica das Contribuições ..................................…………
03
Emendas 20/98 E 27/00 e Seus Pontos Relevantes ...............................................
05
Gestão de Política Social e Sistema de Proteção Social .......................................
07
O Perfil e as Funções do Assistente Social na Área da Previdência Social – Ação Acadêmica ..................................................................................................
09
CONCLUSÃO .................................................................................................
11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...………………………………….......
12
INTRODUÇÃO
As políticas públicas desempenham papel significativo na construção do Sistema de Proteção Social. Com fulcro no conceito universal de proteção social da mulher e da família, as ações de Seguridade Social não consolidaram padrões expansivos de desenvolvimento.
O presente trabalho tratará dos tributos e sua natureza e irá defini-los de maneira resumida e clara. Falará também dos pontos relevantes da Emendas Constitucionais 20/98 e 27/00, trazendo algumas observações feitas pela equipe. Tratará ainda um plano de ação desenvolvido pelos próprios acadêmicos, visando mostrar ao público alvo o perfil e o papel do Assistente Social dentro da Previdência Social.
TRIBUTO E A NATUREZA JURIDICA DAS CONTRIBUIÇÕES
Nos dias atuais a contribuição tributária é a principal fonte de renda do Estado e tal contribuição é caracterizada pelo seu caráter coercitivo, pelo qual se exige dos contribuintes o valor monetário apto à custear as atividades desenvolvidas pelo Estado.
Apesar de se apresentar com características essenciais, os tributos delineiam-se em cinco espécies tributarias que levam em consideração o fato gerador e os aspectos que relacionam a finalidade e a promessa de restituição, fazendo com que esses tributos dividam-se em: impostos, taxas, contribuições de melhorias, contribuições especiais e empréstimos compulsórios. Então a partir desse delineamento das contribuições especiais surgem as sociais que caracteriza-se como espécie tributária com certas peculiaridades que tem a finalidade de financiar as atividades de concreção dos direitos sociais desenvolvidos pelo Estado. Assim, como explica BARRETO (2006, p. 104):
As contribuições sociais gerais destinam-se ao financiamento das demais áreas de atuação da União, no campo social, que, como dissemos tem grande abrangência. A ordem social é fundada no primado do trabalho e objetiva o bem estar e a justiça social. Engloba o direito à educação, cultura e habitação.
No tocante à Contribuição Previdenciária, hoje se encontra pacificado que pertence ao gênero do tributo e se encontra inserida no Sistema Tributário Nacional, com todos os especificadores do capítulo que trata da Seguridade Social. Vale ressaltar que nem sempre foi assim, a CF de 67 com o disposto na EC 1/69, considerava as contribuições previdenciárias inseridas no Sistema Tributário Nacional e a EC 8/77 a colocou fora deste Sistema e somente com a CF de 88, a Contribuição Previdenciária volta a fazer parte do Sistema Tributário Nacional.
Se pararmos para analisar de forma mais particular a Seguridade Social, teremos para MARTINS que:
O Direito da Seguridade Social é um conjunto de princípios, de regras e de instituições destinado a estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos contra contingências que os impeçam de prover as suas necessidades pessoais básicas e de suas famílias, integrado por ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, visando assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Ao ler o artigo 194 da CF, identificaremos que a Seguridade Social abrange três grandes sistemas de proteção social: Saúde, Assistência Social e Previdência Social. Quanto a forma de financiamento é dividido em sistema contributivo e não contributivo. No sistema contributivo o segurado contribui diretamente para que no futuro possa desfrutar dos benéficos oferecidos pela Seguridade Social, já no não contributivo, não se exige contribuição direta do segurado que
...