UM POUCO SOBRE ENERGIA
Tese: UM POUCO SOBRE ENERGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Robbberto • 26/12/2013 • Tese • 857 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEISDEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PNAP
Concessionárias
CEMAT
Carlos Roberto Bezerra
São Félix do Araguaia
2013
UM POUCO SOBRE A ENERGIA
Pode-se dizer que a mais primitiva das formas de energia é a humana, produzida pelos músculos dos nossos corpos a partir das calorias ingeridas na alimentação.
Com a descoberta do fogo, o homem passou a tirar proveito da energia térmica, melhorando seu modo de vida e conseguindo avanços técnicos como a fundição de metais, a preparação de cerâmicas e a criação de novos utensílios.
Muito tempo atrás, os navegadores que se aventuravam pelos mares fizeram uso da energia eólica, por meio das velas de suas embarcações, o que propiciou a descoberta de novas terras, como aconteceu com o Brasil. Também foram importantes nessa época os moinhos de vento e água.
Com o surgimento da máquina a vapor, na Revolução Industrial, a lenha e o carvão mineral passam a ser utilizados em grande escala como fontes de energia.
Após a Revolução Industrial, teve início a utilização massiva dos combustíveis fósseis, principalmente o petróleo, que são importante fonte de energia até hoje e também grandes poluidores do meio ambiente.
No século XIX, os cientistas começaram a tornar útil um novo tipo de energia: a energia elétrica, que veio para mudar definitivamente a vida das pessoas. E, em meados do século XX, foi descoberta a energia nuclear.
O homem busca e sempre buscou novas fontes de energia, fato que foi agravado quando se percebeu que as reservas de combustíveis fósseis são limitadas e que algumas das fontes de energia poluem seriamente nosso planeta.
Hoje, muita importância é dada à energia renovável, obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, inesgotáveis. Os tipos de energia renovável mais conhecidos são: biomassa, hidráulica, solar e eólica.
Centrais Elétricas Matogrossenses S.A. Cemat
A primeira usina hidrelétrica do Estado de Mato Grosso foi inaugurada em 1928, utilizando o potencial do Rio da Casca, em Cuiabá. Logo, a demanda por energia elétrica aumentou e, na década de 50, outra usina foi construída no mesmo rio.
A Centrais Elétricas Matogrossenses, mais tarde Cemat, foi criada em outubro de 1958 com o objetivo de colocar fim a um iminente colapso de suprimento de energia no Estado. No decorrer dos anos, seu trabalho foi ampliado, englobando, além da distribuição, a construção e exploração de sistemas de geração, transmissão e transformação.
Em outubro de 1994, a empresa abriu seu capital e, de setembro de 1996 a dezembro do ano seguinte, foi administrada pelo Governo do Estado, em parceria com a Eletrobrás e sob a intervenção do BNDES. Estes conduziram o processo de privatização da concessionária, que foi comprada pela Rede Energia em leilão realizado no dia 27 de novembro de 1997.
Nos anos seguintes, muita coisa mudou. A empresa esteve sempre à frente do desenvolvimento de Mato Grosso, por meio de investimentos que viabilizaram a melhora da qualidade e confiabilidade da energia elétrica distribuída para um dos estados que mais cresce no País.
Desde setembro de 2012, a Cemat está sob intervenção administrativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que nomeou Jaconias de Aguiar como interventor por meio da Resolução 3.647/12.
Durante o período de intervenção, a empresa programou e colocou em execução um ousado programa de obras, que envolve a construção de novas linhas de distribuição,
...