Unidades De Conservação - SNUC
Monografias: Unidades De Conservação - SNUC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniel.dmo • 15/1/2015 • 513 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Os diversos tipos de Unidade de Conservação que integram o SNUC dividem-se em dois grupos, proteção integral e uso sustentável, que possuem características distintas referentes ao tipo de manejo permitido.
As UCs de Proteção Integral têm como objetivo preservar a natureza, mantendo os ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Estas UCs são classificadas em cinco categorias: Estação Ecológica – ESEC, Reserva Biológica – REBIO, Parques Nacional – PARNA, Estadual – PE e Natural Municipal – PNM, Monumento Natural – MN e Refúgio da Vida Silvestre – RVS.
Já as UCs de Uso Sustentável têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com a exploração de parcelas do ambiente, garantindo a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, e mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. Estas UCs são classificadas em sete categorias: Área de Proteção Ambiental – APA, Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE, Floresta Nacional – FLONA, e Estadual, Reserva Extrativista – RESEX, Reserva de Fauna – RF, Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS e Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN.
Unidades de Conservação Objetivo
Proteção Integral
Estação Ecológica Preservação da natureza e realização de pesquisas científicas.
Reserva Biológica Preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
Parque Nacional; Estadual e Natural Municipal Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Monumento Natural Preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.
Refúgio de Vida Silvestre Proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
Uso Sustentável
Área de Proteção Ambiental Proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Área de Relevante Interesse Ecológico Manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.
Floresta Nacional Uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
Reserva Extrativista Proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos
...