Universitaria
Trabalho Escolar: Universitaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanyessa • 26/4/2013 • 828 Palavras (4 Páginas) • 560 Visualizações
PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS
INTRODUÇÃO
Os antibióticos são produtos do metabolismo secundário de m os que inibem o processo de crescimento de outros m os.
O mais famoso exemplo é a inibição do crescimento, que foi observada por Alexandre Fleming em 1929, quando descobriu um agente bacteriano produzido por um Penicillium.
Fleming fez crescer o Penicillium sobre a superfície de caldo nutriente e verificou que uma substância antimicrobiana era secretada no meio. A esse caldo deu o nome de penicilina.
A Segunda Guerra Mundial, levou ao desenvolvimento de um processo de produção de penicilina e ao início da era dos antibióticos.
GRUPOS MICROBIANOS QUE PRODUZEM ANTIBIÓTICOS
Os antibióticos são produzidos por bactérias, fungos.
Apresentam importância clinica:
- penicilinas;
- cefalosporina C
entre as bactérias:
- gênero Streptomyces ;
ANTIBIÓTICOS β lactâmicos
Estudaremos a penicilina e cefalosporina pois pertencem aos mais eficazes de todos os agentes terapêuticos para o controle das enfermidades infecciosas.
PRODUÇÃO DE PENICILINA
A penicilina foi descoberta por Fleming em 1929. São produzidas por muitos fungos, particularmente espécies de Penicillium e Aspergillus.
Desenvolvimento de cepas
A produção de penicilina pela cepa isolada por Fleming era de ~2 unidades internacionais /ml, os processos atuais produzem um título de penicilina de ~ 85000 unidades /ml.
A melhoria do cultivo inicial se deu em 1943, com o isolamento da cepa Penicillium chrysogenum NRRL 1951. Esse m o era mais adequado à produção em cultivo submerso que a cepa original, P notatum .
MÉTODO DE PRODUÇÃO
A penicilina é produzida utilizando processos submersos em fermentadores de 40000 – 200000 litros. 2
A fermentação da penicilina é um processo aeróbio. A faixa de temperatura ótima é de 25 – 27 0 C.
O inoculo:
Inicia-se utilizando esporos liofilizados. A concentração de esporos (ótima = 5 x 10 3 /ml) e a formação de agregados (“pellets”) são cruciais para o rendimento do processo. Para se conseguir uma velocidade ótima de formação de penicilina, os agregados não devem crescer como bolas compactas, e sim de forma solta.
Na fermentação típica de penicilina, há uma fase de crescimento de ~ 40 horas, com um tempo de duplicação de 6 horas, durante o qual se forma a maior parte da massa celular.
Depois da fase de crescimento, o cultivo chega a fase real de produção de penicilina. Em casos de alta produção de penicilina o crescimento reduz-se fortemente. Alimentando o meio com diferentes componentes a fase de produção pode estender-se até 120 – 160 horas.
O meio de cultivo consiste em :
- água de milho, fonte de nitrogênio;
- uma fonte de N2 adicional como a farinha de soja, extrato de levedura ou soro de leite;
- uma fonte de carbono (lactose);
- pH é constante – 6,5.
Processos com alimentação de glicose e melaço tem tido sucesso.
Quando se considera que 50% dos custos de produção derivam dos componentes do meio, o controle do metabolismo do carbono oferece um importante
...