PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA
Trabalho acadêmico: PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliveira35 • 14/10/2013 • Trabalho acadêmico • 4.207 Palavras (17 Páginas) • 292 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO: GESTÃO PUBLICA
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Processos Gerenciais
Profª.EaD. Ivonete Melo de Carvalho
Tutor Presencial: Márcia Regina da Silva Fernandes
Discentes:
MANOEL FILHO SÁ OLIVEIRA RA: 6748368355
WELLIGNTON MARTINS DA ROCHA RA: 6790430609
JANDER RODRIGUES SILVA RA: 6790432010
WESLEY RA: 6791424346
Sumário
INTRODUÇÃO: 4
ETAPA 1.1 4
PASSO 2 5
ETAPA 2.1 6
PASSO 2.1 7
ETAPA 3 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS. 10
BIBLIOGRAFIA. 10
PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA 12
DESENVOLVIMENTO ETAPA 4 13
PROCESSOS GERENCIAIS
2° SEMESTRE
INTRODUÇÃO:
Veremos que neste trabalho trata de algumas questões centrais do conceito de plano estratégico, e demais tipos de planejamentos assim como da complexidade e da incerteza que lhe são inerentes. Com a aceleração das mudanças tecnológicas e da globalização, organizações lucrativas e não-lucrativas têm incorporado o planejamento estratégico aos seus processos de gestão. O ponto focal da estratégia a formulação da missão e da visão leva as organizações a definirem seus objetivos de longo prazo e a alcançá-los. Sob condições de mudanças ambientais rápidas e descontínuas, as tradições e as experiências existentes não serão mais suficientes para enfrentar as novas oportunidades e ameaças.
ETAPA 1.1
DEFINIÇÕES DO PLANEJAMENTO.
O Planejamento é definido como um futuro almejado e com vários meios a serem alcançados ou um exercício sistemático da antecipação, o planejamento tem a missão, estratégias e objetivos, também serve para gerenciar recursos visando atingir os planos estratégicos,
O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum à intervenção do Estado na economia.
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.
PLANEJAMENTO E SUAS DEFINIÇÕES.
Veremos nesta pesquisa duas bases fundamentais na definição do planejamento como:
Planejamento Tático:
Que é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Alem disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (CHIAVENATO, 2007)
Planejamento Operacional:
O planejamento no nível operacional é chamado planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetido a um processo reducionista típico da abordagem do sistema fechado. (CHIAVENATO, 2007)
Nestes conteúdos estudados, vimos que o planejamento faz parte não só das empresas mas sim em nossa vida e nosso dia-a-dia, de como precisamos ser empreendedores, ter uma visão bem ampla de tudo que está a nossa volta, e de seus riscos. E Pensar bem em nosso futuro e nunca nos esquecer das escolhas e suas consequências feitas para o futuro pois precisamos planejar primeiro para depois agir.
PASSO 2
ANÁLISE.
O planejamento estratégico é um instrumento utilizado para definir as estratégias de uma organização, levando-se em conta as oportunidades e ameaças do seu ambiente externo, bem como seus pontos fracos e fortes. Diversos autores do tema consideram necessária a participação dos gestores nesse processo. Outros vão mais longe e julgam indispensável a participação de todas as pessoas envolvidas, não somente de gestores. Para estes, o entendimento da missão e dos propósitos da empresa facilita a superação de possíveis resistências à implementação do planejamento.
Para se ter um bom planejamento é necessário definir, visão e missão do negócio. Além de analisar o ambiente externo, oportunidades e ameaças, analise do ambiente interno e definir seus objetivos e metas
Visão: é a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser.
Missão: A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz.
2.1
Roberto Shinyashiki fala sobre a idéia que planejamento é ter visão de futuro, para ele um bom empreendedor tem a visão além do alcance de uma pessoa normal, citando isso em algumas passagens “Visão é a arte de ver o invisível” ou “Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.” E isso diferencia um bom empreendedor de um mediano como diz Roberto. e Para Robbins (2000) Chiavenato (2007), e Oliveira (2010) planejamento é um processo que transformamos teoria em prática afim de atingirmos
...