ORGANIZAÇAO DA VIDA UNIVERSITARIA
Trabalho Escolar: ORGANIZAÇAO DA VIDA UNIVERSITARIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jadautosl • 30/5/2013 • 2.735 Palavras (11 Páginas) • 3.222 Visualizações
INTRODUÇÃO
A vida acadêmica pressupõe, invariavelmente, pesquisa aliada a produção de conhecimento. O avanço tecnológico está presente e traz, consigo a demanda por novas soluções e a necessidade de superação de tantos obstáculos no mundo universitário. As inovações tecnológicas tem facilitado o acesso a diversas fontes de conhecimento sobre o assunto abordado durante a progressão na vida acadêmica de cada aluno. O método cientifico tem auxiliado na organização dos estudos com toda sistematização para a formulação das questão operacionais contribuído para a construção do conhecimento cada vez técnico por parte de instruído.
Palavras-chave: método cientifico, sistematização, organização, construção do conhecimento.
ORGANIZAÇÃO DA VIDA UNIVERSITÁRIA
O estudante ao iniciar a nova etapa de ensino superior dar-se-á conta de que se encontra diante de exigências especificas para a continuidade de sua vida de estudos. No conjunto, porem, as posturas de estudo deve mudar radicalmente, embora explorando tudo o que de correto aprendeu em seus estudos anteriores.
Em primeiro lugar, é preciso que o estudante se conscientize de que o resultado do processo depende dele mesmo.
O aprofundamento da vida cientifica passa a exigir do estudante uma postura de auto atividades didática que precisa ser crítica e rigorosa.
Segundo, o estudante deve empenhar-se num projeto de trabalho individualizado.
Já não basta a presença física às aulas e o cumprimento forçado de tarefas mecânicas: é preciso dispor de um material de trabalho especifico de sua área e explora-lo adequadamente. O material didático e cientifico serve de base para o estudo pessoal e para complementação dos elementos adquirida no decurso do processo seletivo de aprendizagem em sala de aula.
OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO
A vida acadêmica acarreta em atividades praticas de laboratórios ou de campo ajudando em habilidades profissionais de cada área.
Ao iniciar a vida universitária, o estudante precisa começa a formar sua biblioteca pessoal, adquirido gradualmente, mais de maneira bem sistemática, os livros fundamentais para o desenvolvimento do seu estudo, a biblioteca deve ser especializada e qualificada.
O estudante precisa munir-se de textos básicos para o estudo de sua área especifica, tais como um dicionário, um texto introdutório, um texto de historia, algum possível tratado mais amplo, algumas revistas especializadas, todas obras especificas a sua área de estudo, a medida que o curso for avançado deve adquirir os textos monográficos e especializados referente a matéria.
Naturalmente, a medida do avanço do aprofundamento do estudo serão substituídos pelos textos especializados, estudos monográficos resultantes das pesquisas elaboradas por especialistas que deverão conviver por muito tempo com os estudantes. Numa fase avançada dos estudos e durante a vida profissional esses textos formarão a biblioteca do estudante lançando as linhas mestras do seu pensamento cientifico estruturado. O universitário deve passar por um encaminhamento logico, por mais que o professor não goste de executar essa tarefa.
Ao professor não basta ser um grande especialista: é preciso dar-se conta que é um professor mestre, um educador inserido numa situação histórico-cultural de um país que não pode desconhecer.
Ao fazer o curso superior o estudante é levado a tomar conhecimento de todas as aquisições da ciência de sua especialidade, obtida durante toda sua formação. Graça as informações trazidas pelo curso, indicações de professores, ao intercambio acadêmico e aos programas de busca na internet, os estudantes poderão conhecer os periódicos nacionais e estrangeiros, representativos de sua área de estudo.
O APROVEITAMENTO DAS AULAS
Todo material didático cientifico de considerado e tratado pelo estudante como base para seu pessoal, que complementar os dados adquirido através das atividades de classe.
A documentação como pratica de trabalho cientifico é a maneira mais adequada e sistemática de tomar apontamentos é preferível e mais eficiente concentrar-se nas ideais fundamentais, procurando expressá-las mediante algumas categorias básica investir na compreensão, nas apreensão das ideias do orador. A orientação para revisão da matéria vista em aula pode ser adaptada a outras situações criada para o estudante no caso do trabalho em grupo, da preparação do seminário e da elaboração do trabalho de pesquisa.
A DISCIPLINA DO ESTUDO
Pressupõe um mínimo de organização da vida de estudos, mas, em compensação, tornar-se sempre mais produtiva. O essencial é aproveitar sistematicamente o tempo disponível com uma ordenação de prioridades.
Para acompanha o desenvolvimento do seu curso, o aluno dever preparar e rever aulas. A revisão de aula situar-se como a primeira etapa de personalização da matéria estudada. É o momento em que se retomam os apontamentos feitos apressadamente durante a aula e se dar acabamento aos informes, recorrendo-se aos instrumentos complementares de pesquisa, após uma triagem dos elementos que passarão definitivamente para as fichas de documentação.
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
Os dados e fatos levantados pela pesquisa e organizados conforme técnicas especificas as varias ciências permitem ao leitor devidamente iniciado, acompanhar p encadeamento lógicos desses fatos, em todas as fases desse processo, o homem, dada a sua condição existencial de empiricidade e liberdade, sofre uma serie de interferência pessoais e culturais que põem em risco a objetividade da comunicação. Tal a justificação fundamental para a formulação de diretrizes para o trabalho cientifico em geral e para a leitura e composição de textos em particular.
DELIMITAÇÃO DA UNIDADE DE LEITURA
Unidade é um setor do texto que forma uma totalidade de sentidos, o estudo da unidade dever ser feito de maneira continua, evitando-se intervalo de tempo muito grandes entre as varias etapa da analise . A extensão da unidade será determinada proporcionalmente a acessibilidade do texto, a ser definida por sua natureza, assim como pela familiaridade do leitor com o assunto tratado.
A
...