Usuários Da Informação Contábil
Dissertações: Usuários Da Informação Contábil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasdevitto • 20/5/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
A Contabilidade busca, por meio da apreensão, quantificação, classificação, registro, eventual sumarização, demonstração, análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativa e qualitativa sobre ela, expressa tanto em termos físicos quanto monetários.
As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura para as suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.
Os usuários são pessoas físicas ou jurídicas com interesse na entidade, que se utilizam às informações contábeis dela para seus próprios fins, de forma permanente ou transitória. Eles podem ser, entre outros, os integrantes do mercado de capitais, investidores, presentes ou potenciais, fornecedores e demais credores, clientes, financiadores de qualquer natureza, autoridades governamentais de diversos níveis, meios de comunicação, entidades (como associações e sindicatos), empregados, controladores, acionistas ou sócios, administradores da própria entidade, além do público em geral. Tais usuários, didaticamente, são classificados como usuários internos e externos, conforme suas respectivas posições na interpretação e interesse da informação contábil.
Segundo a Lei das S.A. as demonstrações de cada exercício deverão ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior. Sendo assim o Balanço Patrimonial, bem como todas as Demonstrações Financeiras, serão apresentados em duas colunas: Exercício Atual e Exercício Anterior. Com essa apresentação os usuários das demonstrações contábeis poderão observar os valores de um ano para o outro propiciando uma comparação entre os dois exercícios ajudando muito no processo de tomada de decisão.
O Balanço Patrimonial é uma ferramenta muito importante e indispensável para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributação.
Em termos gerais, temos que através das contas – que no caso do Balanço Patrimonial são as de patrimônio -, conseguimos registrar e controlar os fatos decorrentes da gestão do patrimônio da entidade, consolidando-os, ao final, num Balanço Patrimonial, que por sua vez evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade em um determinado período, contribuindo para o processo de tomada de decisão.
...