Virus E Bacterias
Monografias: Virus E Bacterias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ederms • 15/4/2014 • 332 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Diferença entre virus e bactéria
É difícil e confuso a compreensão de virus e bactéria. O ponto em comum é serem minúsculos, mas possuem definições e características diferentes.
O virus é um microorganismo de 50 a 100 nm, composto de núcleo, que é a carga genética (DNA ou RNA), capside (vários aminoácidos), e envelope (capa protetora de proteínas). Sofre mutação com constância, sendo visível somente através de microscópio eletrônico. Não consegue sobreviver independemente, necessitando alojar-se numa célula hospedeira para se reproduzir – dentro de células animais, vegetais, insetos, entre outros. Após se abrigar e reproduzir dentro da célula hospedeira, a destrói e invade novas células. O processo se repete durante aproximadamente 1 semana, até encontrar um outro hospedeiro. As principais infecções causadas por virus são a Influenza (sazonal, suína, aviária), Herpes, Hepatites (tipo A, tipo B, tipo C e outras), Sarampo, Catapora, Rubéola, HIV-AIDS, etc. O antibiótico não age sobre o virus, portanto, quando infectado, o tratamento se restringe no alívio sintomático e aumento da resistência imunológica. Contudo, há medicações que agem no combate de alguns virus como o da Influenza, Herpes, Hepatite Tipo B e tipo C e HIV. As vacinas contra doenças como Sarampo, Rubéola, Poliomielite, Encefalite Japonesa entre outras, previnem a sua infecção.
A bactéria mede aproximadamente 1 microm, sendo quase 1.000 vezes maior do que o virus. É visível ao microscópio óptico comum, consegue se reproduzir e sobreviver independemente, desde que haja condições ambientais e climáticas favoráveis. É envolto por uma membrana de gordura e contém todas as informações genéticas e biológicas para a sua reprodução. Tem capacidade de produzir toxinas e substâncias que deterioram as células do organismo (causando febre, inflamação e formação de pus). As principais infecções por bactéria são: Otite, Amigdalite, Gastroenterite, Pneumonias, Tuberculose, Tétano, Botulismo, intoxicações alimentares (O-157) , Enterocolite Hemorrágica, Septicemia entre outras. Os antibióticos atuam muito bem, quando utilizados especificamente para os agentes causadores.
...