TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz De Ansoff

Artigos Científicos: Matriz De Ansoff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Informações sobre o processo de compostagem.

Para uma maior compreensão o processo será dividido em fases:

1º Fase

No processo contaremos com um galpão de 1500 mt2 com piso de concreto com espessura de 15 cm, mureta de concreto com 80 cm de altura e 10 cm de espessura, esta mureta envolverá os limites do galpão havendo um intervalo apenas na entrada de acesso das maquinas e equipamentos. O piso terá uma canaleta no meio do galpão de aproximadamente 10 cm de largura, cinco cm de profundidade e o comprimento acompanhara toda a extensão do galpão a mesma será direcionada para uma caixa surda/muda, concretada e impermeabilizada para recebimento do chorume, este chorume é retornado ao processo até que se consiga controlar a umidade desejada ou mistura ideal, controlando esta umidade em torno de 50% e estabilizando a temperatura nos níveis desejáveis isto é entorno de 50º c a 60º c assim as leras já estará pronta para a segunda fase do processo (maturação) algo entorno de 30 dias após inicio do processo. O galpão descrito acima será o inicio de todo o processo consistirá no recebimento de biossólidos inertes (lodo biológico), resíduos alimentícios (impróprio para consumo) e outros resíduos industriais não tóxicos. Onde será adicionado fontes de carbono como serragem, fuligem de caldeira (queima com resíduos de madeira ou bagaço de cana de açúcar), esterco bovino, poda de gramíneas e outros, que terão a finalidade de controle da umidade, agentes estruturadores e fonte de alimentos para as bactérias.

Toda matéria prima recebida no galpão será misturada através de uma pá carregadeira ou retro escavadeira na finalidade de controlar a umidade e oferecer condições de trabalho para as bactérias termofílicas.

2º Fase

Nesta fase do processo será utilizada o sistema de leira revolvida, pois além de ser mais pratica é a que apresenta uma eficiência maior.

Na segunda fase do processo será necessária uma área para maturação, onde o composto irá permanecer entre 3 a 4 meses área com terreno compactado tanto para hipermeabiliza, como para facilita o manuseio com a maquinas no momento da aeração das leras e controle da temperatura disponibilizando condições ideais para a atuação do ciclo termofílico.

Durante a compostagem, as leiras devem ser revolvidas no mínimo três vezes por semana, sendo que esta operação tem vários objetivos:

• Aerar a composição.

• Homogeneizar a mistura.

• Melhorando a eficiência da desinfecção.

• Controlar a umidade.

• Controlar a temperatura.

• Reduzir a granulometria dos resíduos.

Se a mistura de lodo e resíduo estruturante está bem equilibrada, nos primeiros 07 dias, de compostagem, a temperatura deve passar dos 55º C e podendo ir além dos 70º c fator que deve ser evitado através da aeração.

3º Fase.

Nesta fase será comprovado por testes específicos, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com