TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação Saudável

Por:   •  9/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 12

IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS

GISELE APARECIDA TREVISAN 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO       PROJETO PRÁTICO

                                                     CAMPO ERÊ - SC

                                                      2022 

IPEMIG/INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS

GISELE APARECIDA TREVISAN

 

PROJETO PRÁTICO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio apresentado à disciplina  

Estágio Supervisionado, do IPEMIG, no Curso de

Pedagogia, como pré-requisito para aprovação.  

 

CAMPO ERÊ - SC

     2022

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

RESUMO- A escola atua como instituição pela sociedade delegada para formar nossas crianças para a formação cidadã, devendo, portanto, está a promover um currículo que atenda às necessidades básicas sociais, culturais e fisiológicas para um cidadão desde a sua infância. Assim, está se contextualiza como o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável durante o decorrer do currículo, incluso na educação infantil. Neste sentido, o desenvolvimento deste projeto de Estágio Supervisionado, tem como objetivo executar ações direcionadas à alimentação saudável, contribuindo in loco para a promoção da saúde em crianças e seus familiares na educação infantil. Durante seu desenvolvimento algumas ações práticas e lúdicas, serão realizadas, sendo elas: oficinas com os alunos sobre o tema, levantamento e produção de alimentos oriundos de hábitos culturais, preparo de receitas lúdicas com alimentos saudáveis, reconhecimento de alimentos saudáveis/pirâmide alimentar.

Palavras-Chave: Educação infantil, alimentação saudável e aprendizagem.

Sumário

Introdução 5

Desenvolvimento 7

A presença do tema alimentação saudável na educação infantil9

       Relato de estudo9

Conclusão 11

Referências Bibliográficas 12

1. INTRODUÇÃO  

Segundo Cunha (2012), durante muito tempo, acreditava-se que a aprendizagem ocorria pela repetição e que os estudantes que não aprendiam eram os únicos responsáveis pelo seu insucesso. Hoje, o insucesso dos estudantes também é considerado consequência do trabalho do professor. O interesse daquele que aprende passou a ser a força motora do processo de aprendizagem, e o professor, o gerador de situações estimuladoras para a aprendizagem.

Este projeto foi realizado na disciplina de estágio Supervisionado. Este será aplicado em uma escola do município de Campo Erê/SC. Com o presente projeto de estágio pretende-se compreender como está organizada a adequação das estratégias didáticas à situação que se pretende observar. Buscaremos através da organização de oficinas pedagógicas verificar como os alunos se envolvem e participam de atividades práticas, ou seja, de uma oficina.

De acordo com Freire (2001), o estágio é o momento que nos permite uma aproximação inicial com a nossa futura prática profissional e ainda,

Promove a aquisição de um saber, de um saber fazer e de um saber julgar as consequências das ações didáticas e pedagógicas desenvolvidas no quotidiano profissional. Assim, o estágio pedagógico ao possibilitar o envolvimento experiencial e interativo com alunos na sala de aula e com os orientadores, em situações pré e pós-ativas do ensino, cria condições para a realização de aprendizagens que podem proporcionar a aquisição de saberes profissionais e mudanças, quer nas estruturas conceituais, quer nas concepções de ensino. (FREIRE, 2001 p.2)

        É fundamentado em questões como essas que podemos perceber que o estágio é um momento de aprendizado bem significativo para nossa formação como futuros docentes.

Baseado em Pimenta (2011) conceitua-se este momento de estágio como sendo uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. O exercício de qualquer profissão é prático, no sentido de que se trata de aprender a fazer “algo” ou “ação”. A profissão de professor também é prática. E o modo de aprender a profissão será a partir da observação, imitação, reprodução e reelaboração dos modelos existentes na prática consagrados como bons.

Pensar a organização do espaço escolar nos dias atuais nos faz refletir sobre diferentes questões que organizam e estruturam esse ambiente. Como afirma o LIBÂNEO (2011), muitos acontecimentos do mundo estão afetando a educação escolar de várias maneiras, modificando seus objetivos e suas prioridades. É fundamentado nessas questões que se pretende, com o presente plano de estágio, compreender como está organizada a adequação das estratégias didáticas à situação que será observada. Observar-se-á como são organizadas as estratégias didáticas e metodologias na realização das atividades na oficina.

De acordo com PIMENTA e GONÇALVES (2011,) O estágio sempre foi identificado como a parte prática dos cursos de formação de profissionais, em contraposição a teoria. O desenvolvimento do estágio é uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. Para elas, a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação da realidade na qual ele atuará. O ensino escolar deve contribuir para formar indivíduos capazes de pensar e de aprender permanentemente, promover formação global, desenvolver conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo e formar cidadãos éticos e solidários.

   O momento destinado a realização do estágio é de suma importância na vida de qualquer acadêmico. O estágio, segundo Pimenta (2011) sempre foi visto como uma parte prática do curso e que muitas vezes se contrapunha a teoria. Não é raro ouvirmos de muitas pessoas que a profissão só se aprende na prática, e que “na prática a teoria é outra”.


2. DESENVOLVIMENTO  

De acordo com Pimenta (2011) as oficinas pedagógicas devem auxiliar os alunos no desempenho de suas atividades de sala de aula e podem ser desenvolvidas sob a forma de cursos voltados para a confecção de material didático. Como destaca Leffa (2008) a produção de materiais didáticos na escola é uma das maiores preocupações do professor e da instituição educacional. A primeira decisão a ser tomada diz respeito à escolha do material a ser utilizado e deve se considerar alguns fatores como: tempo e habilidade para preparar o material didático, realidade com a qual se está lidando, explanação dos objetivos, explicitação das estratégias e auto- avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com