TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Crítica do Filme: Chernobyl

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 5






Yuri Silva Seixas






Análise crítica do filme: Chernobyl








Trabalho apresentado à Instituição Grau Técnico como exigência parcial à obtenção de nota vinculada à matéria de Radiobiologia.

        

Instrutor: Caroline Almeida.

Turma/Turno: RAD 01





Brasília/DF

2021


Análise crítica de filme: Chernobyl.

  Introdução:

Em 25 de Abril de 1986, na cidade de Pripyat na Ucrânia, uma falha no sistema de alimentação automática de combustível do reator da Usina Nuclear Vladimir Ilyich Lenin, desencadeou o maior acidente nuclear do mundo, de modo que até hoje as vítimas da radiação marcam presença no hospital 6 de Moscou, o único do país especializado em problemas causados por radiação.        

A usina foi criada e tinha como finalidade testar e analisar qual seria o desempenho de um reator nuclear quando ele era utilizado com níveis menores de energia, mas para que esse teste fosse realizado, seria necessário passar por cima de diversas regras de segurança mesmo assim arriscaram tudo e não faziam ideia que tal ultraje desencadearia o maior acidente nuclear da história.

Resumo: 

No ano de 1986, os operadores que trabalhavam na usina de Chernobyl, na Ucrânia, fizeram um teste com o reator 4 da usina. A finalidade do teste era analisar qual seria o desempenho do reator nuclear quando ele era utilizado com níveis menores de energia. Para que esse teste fosse realizado, aqueles responsáveis pela unidade do reator teriam que passar por cima de diversas regras de segurança. Mal sabiam que seria a maior tragédia nuclear do mundo.

Devido à falha ocorrida, a tampa do reator 4 explodiu, liberando vapor radioativo para a atmosfera, que se espalhou à longas distâncias pela Europa. Medições de radioatividade mostraram valores cerca de 600 mil vezes maior do que o normal. A grande temperatura nas proximidades do reator, bem como a forte radiação, dificultou muito o combate ao incêndio no reator. À 30km a da usina, a florestas haviam sido queimadas pelo deslocamento de ar radioativo. Cerca de 130 mil pessoas tiveram que se mudar e muitas já estavam contaminadas. Uma área de 300 mil hectares da Bielorrússia e Ucrânia foi abruptamente evacuada e isolada do resto do mundo.

Em Moscou, o governo decretou várias medidas de emergência com os objetivos de eliminar a água empoçada sob o reator (o contato da água com o combustível causaria uma explosão nuclear catastrófica), selar a fissura e baixar a sua temperatura, cavar um túnel para instalar um dispositivo resfriador, entre outras. Além disso, milhares de soldados foram enviados para “liquidar” o problema, o que originou a operação conhecida como “Liquidação do Acidente de Chernobyl”. Em volta da usina, também teve início uma enorme operação, onde foi feita a retirada e armazenagem do solo contaminado dessa área.

O documentário acompanha a luta contra o tempo dos soviéticos, durante 8 meses, para tentar moderar os efeitos da radioatividade e salvar o mundo de outra possível tragédia.

Conclusão:

Durante o documentário é possível perceber e identificar as maleficências da exposição de radiação aos seres humanos e o quão prejudicial pode ser a toda biodiversidade de um local. E logo conclui se que todo o acontecido se deu por conta da falha humana tanto no manusear desta radiação, quanto no caráter do governo da época em tentar esconder sua responsabilidade pelo incidente, levando a grande população de uma cidade a um período absurdo e desnecessário de exposição à radiação por simples e completa vaidade de agentes do governo soviético em admitir o erro cometido e evacuar a cidade em tempo hábil, evitando o aumento do tempo de exposição da população e também assim quem sabe centenas de mortes e pacientes crônicos no futuro.  

Responda as questões abaixo:

1.Qual o tema do filme? Qual foi mensagem sugerida? Teve sucesso?

R: O desastre radioativo de Chernobyl. O filme relata a imprudência humana referente ao desastre ocorrido em 1986 em Chernobyl. Acredito que o filme teve sucesso em informar e esclarecer duvidas aos profissionais que trabalham em áreas de exposição à radiação com intuito de prestar instruções e riscos  quanto a manipulação  de qualquer tipo de radiação.

2. Em sua opinião, algo não foi explicado ou ficou incompleto? Qual ou quais são as dúvidas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com