A Antropologia Cultural de Moçambique
Por: HermeneGildo Mmira • 28/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 8.085 Visualizações
Hermenegildo António Mmira
Actividade 1 da Antropologia Cultural de Mocambique (3º De Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia com Habilitacoes em Quimica) Universidade Pedagógica Campus de Nacala 2017 |
Hermenegildo António Mmira
Actividade 1 da Antropologia Cultural de Mocambique
Trabalho de Antropologia Cultural de Mocambique No Curso A Distancia, De Licenciatura Em Ensino De Biologia, Orientado Pelo Mestre Inacio Tarcisio, Para Fins Avaliativos. |
Universidade Pedagógica
Campus de Nacala
2017
Actividade 1
- Definição etimológica e contextualmente do conceito Antropologia.
Etimologicamente o termo Antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa estudo do homem.
De acordo com Siqueira (2007, p.17) Antropologia é o estudo do homem buscando um enfoque totalizador que totalizador integre os aspectos culturais e culturais biológicos, biológicos no presente e no passado, focalizando as relações entre o homem e o meio, entre o homem e a cultura e entre o homem com o homem.
Segundo P. Armando Ribeiros (1998, p. 8) - "É a ciência do homem como ser cultural, entendendo por CULTURA o conjunto das tradições”.
Para Bernardo Bernardi (1978, p. 19)- "A Antropologia indaga o significado e as estruturas da vida do homem como expressão da sua actividade mental".
- Definição Antropologia Cultural.
Antropologia Cultural é um ramo da Antropologia que dedica-se mais a problemas de relativismo cultural; do estudo das relações que se estabelecem entre os diferentes níveis numa dada sociedade e do fenómeno da transmissão da cultura.
- Objecto de estudo da Antropologia Cultural
P. Armando Ribeiros (1998, p. 8) defende que
"É a ciência do homem como ser cultural, entendendo por CULTURA o conjunto das tradições”.
Enquanto Bernardo Bernardi (1978, p. 19) diz que
"A Antropologia indaga o significado e as estruturas da vida do homem como expressão da sua actividade mental".
Ao meu entender Antropologia cultural tem como objecto de estudo as culturas humanas e a sua relação entre elas.
- Ramos da Antropologia.
A Antropologia divide-se em:
- Antropologia Cultural;
- Antropologia Social;
- Antropologia Económica;
- Antropologia Politica;
- Antropologia Física;
- Antropologia Aplicada; e
- Antropologia Psicanalítica.
4.1. Na Antropologia Física, falarei de:
- Somatologia
Somatologia (do grego soma, corpo + logia, estudo) que estuda o corpo humano nas suas variedades existentes, nas diferenças físicas e na sua capacidade de adaptação
- Paleontologia humana
a Paleontologia que estuda a origem e a evolução da espécie humana
- Antropometria
A Antropometria (do grego anthropos, homem + metria, medida) que trabalha com técnicas de medição do corpo humano, especialmente de esqueletos (crâ- nio, ossos, etc.), usando instrumentos especiais de precisão, com o objetivo de fornecer informações detalhadas acerca de pessoas ou de achados arqueoló- gicos, sendo muito usada no âmbito forense para tentar identificar corpos e esqueletos;
- Raciologia.
A Raciologia que se interessa pela historia racial do ser humano
- Na Antropologia Cultural falarei de:
- Arqueologia
Arqueologia que tem como objeto o estudo das culturas extintas que viveram em épocas, em tempos e em lugares diferentes, de modo particular as que não deixaram documentos escritos. Por isso o estudo da Arqueologia consiste basicamente na análise de vestígios e de restos de materiais dessas culturas encontrados em escavações e que resistiram à destruição através do tempo.
- Etnografia
Etnografia (do grego éthnos, povo e graphein, escrever) que se ocupa com a descrição das sociedades humanas por meio da observação e da análise dos grupos sociais, tentando, na medida do possível, fazer a reconstituição fiel de suas vidas. De um modo geral a Etnografia se ocupa com as culturas simples, denominadas “primitivas” ou “ágrafas” (não possuidoras de escrita).
- Etnologia.
Etnologia que, utilizando os dados coletados e oferecidos pela Etnografia, procura fazer a análise, interpretação e comparação das diversas culturas pesquisadas, tentando perceber as semelhanças e diferenças entre elas, buscando a existência ou não de inter-relações do ser humano com o seu ambiente, da pessoa com a cultura, em vista da percepção de mudanças e de ações.
- Relações da Antropologia Cultural com outras Ciências Sociais e Humanas.
A Antropologia Cultural é de fundamental importância a sua interacção com a Sociologia, com a Psicologia, com as Ciências Económicas e Políticas e com a História, porque através da interacção entre Antropologia e Sociologia é possível conhecer melhor a condição humana e social dos indivíduos e dos grupos a que pertencem.
A Antropologia vai trabalhar mais o enfoque cultural, enquanto a sociologia analisa tanto o conceito como a experiência de vida em sociedade. O cruzamento de dados e informações contribui significativamente para o conhecimento do ser humano na sua globalidade. Já a interacção entre Antropologia e Psicologia se dá pelo interesse acerca do comportamento humano.
A Psicologia analisa mais o comportamento individual, enquanto a Antropologia aprofunda os comportamentos grupais, sociais e culturais.
Assim a Psicologia ajuda a Antropologia a compreender a complexidade das culturas a partir da avaliação do comportamento dos seus indivíduos. Essa, por sua vez, auxilia a Psicologia a perceber cada indivíduo como ser inculturado que recebe influência do ambiente onde vive e do grupo cultural a que pertence. Os dados resultantes desse processo ajudam a desvendar melhor o mistério da existência humana.
...