A Declaração ONU
Por: sheilaiguei • 29/9/2023 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 63 Visualizações
OBJETIVO 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento
Quando falamos em ensino de qualidade, logo nos vêm à mente os países de primeiro mundo, mas como o restante do mundo poderá se assegurar da qualidade de ensino desde o ensino infantil, até o ensino superior?
Os recursos que cada país dispõe são diferentes, porém cabe aos gestores de recursos e aos cidadãos mudar sua realidade.
A educação de qualidade precisa ser mais que um sonho, precisa ser uma realidade, pois o futuro do planeta depende exclusivamente da capacidade que os futuros cidadãos terão de gerir as crises ambientais.
Como sugestão de atividade da proposta 4.1, proponho um estudo das metodologias da educação infantil no Japão, onde o ensino é tradicional, rigoroso e dedicado aos costumes e as metodologias da educação infantil em países da África, onde o ensino é mais lúdico. Ao final da pesquisa serão observadas as diferenças de resultado alcançadas, devido aos recursos econômicos e culturais das regiões.
Referências:
- https://transformando.com.vc/escolas-pelo-mundo-conheca-como-e-a-educacao-no-japao/#:~:text=Para%20os%20japoneses%2C%20enaltecer%20e,toda%20a%20cultura%20do%20pa%C3%ADs.
- https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/04/estrategia-inspirada-na-africa-que-pode-ser-alternativa-para-criancas-sem-creche-no-brasil.html
Como sugestão de atividade da proposta 4.3 a proponho levar às pessoas a querer alcançar maiores níveis de estudo, pois em muitas sociedades o conformismo impera. As pessoas são condicionadas a se conformar com o pouco que recebem, e passam a crer que é suficiente. O desafio neste cenário é mudar o pensamento político, é levar as pessoas a perceber que elas podem alcançar muito mais desde que se empenhem. Reuniões em comunidades, onde pessoas possam se formar em cursos técnicos e divulgação em redes sociais podem levar pessoas simples a querer se tornar técnicos.
Para a proposta 4c é necessário que haja o incentivo ao plano de carreira, mas como oferecer plano de carreira em países onde o professor muitas vezes utiliza de seus próprios recursos para dar aula?
É por isso que seria interessante uma espécie de “ajuda humanitária educacional”, onde países mais desenvolvidos oferecessem profissionais e ajuda a países menos desenvolvidos. Pois assim, além da troca de conhecimento, o intercambio, as pessoas teriam oportunidade de acesso a vivencia de realidades que de outra forma jamais conhecerão. E com isso todos teriam oportunidade de viver novas experiências e ganhar novos conhecimentos.
...