A ECOLOGIA TRÓFICA E POPULACIONAL
Por: Vividias1975 • 5/11/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 499 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
[pic 1]
VIVIANE DIAS ALBUQUERQUE
Licenciatura em Biologia
ECOLOGIA TRÓFICA E POPULACIONAL
Professora: Solange Aparecida Bispo dos Santos
Claretiano Centro Universitário
SALVADOR- BA
2018
O artigo analisa e avalia com uso de dados estatísticos, a comunidade dos organismos zooplanctônicos nos reservatórios do Estado de São Paulo.[pic 2][pic 3]
Os principais tópicos do texto que mais me chamaram atenção são:
1. O tópico que aborda sobre a disponibilidade de recursos hídricos com qualidade adequada.
Nesse tópico percebe-se que o desenvolvimento socioeconômico de um país como o
Brasil, depende da qualidade dos recursos hídricos e pra isso, se faz necessário que haja políticas públicas e condições adequadas de desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, teremos uma população mais saudável e a redução nos casos de doenças vinculadas à agua.
2. O tópico que trata da abordagem sobre as principais fontes de poluição aquática.
Nesse tópico, é possível observar que as atividades domiciliares, industriais e agrícolas são as responsáveis direta ou indiretamente, pela contaminação e poluição da água e que o saneamento básico precário, como o esgoto doméstico, aumentam esses casos.
3. O tópico que aborda que os organismos que constituem o zooplanctônicos são sensíveis as mudanças ambientais, por isso são bioindicadores.
Nesse tópico é possível notar que os organismos zooplanctônicos são bons bioindicadores aquáticos pois são sensíveis as mudanças ambientais e,com isso, é possível avaliar a qualidade da água.
4. O tópico que ressalta a importância da caracterização físico-química e da integridade das comunidades biológicas para o diagnóstico ambiental.
Esse tópico, descreve a importância dos organismos que fazem parte do zooplanctônicos para as comunidades biológicas relacionadas e o meio aquático.
5. O tópico que conclui que a maioria dos reservatórios estão eutrofizados.
Nesse tópico observa-se o resultado final da análise da comunidade zooplanctônica nos reservatórios de água do Estado de São Paulo e percebe-se que a maioria aconteceu o fenômeno da eutrofização prejudicando a qualidade da água.
A conclusão do autor foi que a maioria dos reservatórios paulistas estão eutrofizados. Com isso, percebo que se faz necessário a análise dos reservatórios de águas do estados brasileiros e a tomada de medidas públicas visando a melhoria da qualidade da água.
A cadeia alimentar é uma representação conceitual esquemática de uma situação real na qual a sequência de seres vivos relacionadas unidirecionalmente pelo fluxo de energia.
As teias alimentares são superposições de cadeias alimentares, revelando a transferência de energia entre os organismos no ecossistema.
No artigo, é possível compreender que a relação da comunidade do fitoplâncton e do zooplânctons diretamente se trata de uma cadeia alimentar ou entre os próprios organismos do zooplânctons. Já as relações em diversos organismos da comunidade, se caracterizam como teia alimentar.
...