A Epiderme Derme e Hipoderme
Por: Rodrigo Nunes Bertolani • 21/5/2016 • Artigo • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 1.294 Visualizações
Página 1 de 5
- A pele é dividida em Epiderme, Derme e Hipoderme.
- A Epiderme é constituída por 5 estratos, sendo eles: estrato basal, estrato espinhoso, estrato granuloso, estrato lúcido e estrato córneo. O estrato córneo é constituído de muitas camadas de células queratinizadas.
- A Derme é dividida em Zona papilar, que é constituída de tecido conjuntivo frouxo e a zona profunda, constituída de tecido conjuntivo denso com fibras colágenas.
Tecido linfático, glândulas e musculatura lisa são encontradas na Derme. - Muda de acordo com a região, pois a hipoderme é constituída de tecido adiposo e esse tecido pode se localizar em maior quantidade num determinado local, logo ocorre a variação de uma parte do corpo para outra. Onde mais se encontra é nos coxins digitais.
- A maior diferença está até mesmo evidente no nome, pois os pelos especializados tem relação com nervos e formam um receptor tátil. Sendo dividido em pelos sinusiais que é o bigode ou vibrissas sobre os olhos, lábios etc, e os pelos tilotríquios.
- Depende da espécie. A pele do escroto não pode ser considerada totalmente glabra, pois alguns animais como o gato, possuem pelos nessa região. Já no plano nasal a pele é glabra.
- Folículo
- A glândula sebácea é uma glândula holócrina, possui camada de células periféricas cubicas ou pavimentosas e tem o sebo como produto de secreção.
Diminui a perda de agua, contem precursores da vitamina D, diminui a possibilidade de invasão microbiana e mantem o pelo e a superfície externa da pele macia e flexível.
Não são encontradas nos coxins, cascos, garras, cornos.
A glândula sudorípara é bastante desenvolvida no cavalo e ausente nas aves , tem como função resfriar o corpo, produzindo o suor como secreção.
A glândula sudorípara pode ser apócrina (abrem-se no colo do folículo), com epitélio cubico simples ou merócrinas (abertura na superficie independente do folículo piloso), com epitélio cilíndrico. - A glândula mamaria é uma glândula sudorípara modificada, onde os lipídios são secretados pelo método apocrino e as proteínas e carboidratos pelo merócrino (com ducto próprio).
Sistema Cardiovascular
- O SCV é formado por órgãos que bombeiam, transportam e distribuem substancias necessárias as células e tecidos do organismo.
Coraçao, vasos sanguíneos e linfáticos. - O coração é composto por uma camada interna (endocárdio), túnica média (miocárdio) e um camada externa (epicardio).
- O endocárdio é constituído por endotélio e camada subendotelial.
- O subendocárdio é uma pequena camada abaixo do endocárdio, constituído de tecido conjuntivo frouxo, com fibras elásticas e colágenas, células adiposas, fibras musculares lisas, vasos sanguíneos e nervos.
Une endocárdio ao miocárdio e possui sistema condutor de impulsos do coração nos ventriculos (fibras de Purkinje). - O epicardio é constituído de mesotélio e tecido conjuntivo frouxo.
- Subepicardio contém tecido adiposo, vasos sanguíneos e nervos.
- O esqueleto cardíaco possui músculos e válvulas que são sustentadas por tecido conjuntivo denso e alguns componentes cartilaginosos e ósseos.
É disposto em 4 aneis fibrosos, 1 trigono fibroso e 1 septo membranáceo. - Valvas cárdicas são estruturas formadas basicamente por tecido conjuntivo que se encontra a saída de cada uma das quatro camaras do coração.
- Musculo estriado cardíaco – características.
- Disco intercalar são junções intercelulares, fazendo com que uma fibra se adere a outra por meio de suas extremidades.
Sistema Linfático
- Existem 3 tipos de tecidos linfoides presente nos animais.
Tecido linfático difuso: agregados de células de defesa sem capsula. Mucosa do trato digestório, respiratório, urogenital. Segunda linha de defesa. Associado ao tecido conjuntivo.
Tecido linfático denso: agregados densos de células de defesa sub-epiteliais sem capsula. Mucosa do trato digestório (tonsilas, placas de peyer e outros nódulos linfoides), trato respiratório e urogenital. MALT. Nodulos linfoides isolados ou agregados.
Tecido encapsulado denso: distribuídos por todo o corpo (baço, timo, linfonodos e Bursa de Fabricius nas aves). - Orgaos linfoides centrais: timo e medula óssea. Ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos T e B. Não formam células ativas na resposta imune.
- Orgaos linfoides periféricos: baço, linfonodos, nódulos linfoides isolados e nódulos linfoides agregados (tonsilas). Participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular.
- Linfócito T – imunidade celular – produção de citotoxinas.
Linfócito B – imunidade humoral – produção de Ig = Acs.
Macrófago – resposta imunitária, fagocitam partículas (papel fundamental nas inflamações)
Mastócito – armazenam potentes mediadores químicos da inflamação, como heparina (papel fundamental nas inflamações, reações alérgicas e expulsão de parasitas.
Eosinofilos – combatem principalmente os vermes, pois não podem ser fagocitados. Luta contra infecções virais
Celulas dentricas – protegem o corpo de micróbios invasores, tendo como principal função processar material antigênico, devolve-lo a superfície e apresenta-lo as células especializadas do sistema imunológico. - Linfonodos: órgãos encapsulados, constituídos por tecido linfoide denso, reniformes. Constituído de capsula, córtex, medula, estroma, nódulos e hilo.
Baço: capsula de tecido conjuntivo denso, emite septos – trabéculas (divide o parenquima). Maior acumulo de tecido linfoide do organismo, faz hemocaterese. - Ponto positivo: passagem de nutrientes
Ponto negativo: edema, devido ao excesso de liquido. - Linfonodo do suíno tem padrão invertido, onde os nódulos linfáticos se localizam na região medular do órgãos e os cordões medulares e agregados celulares a estes relacionados se encontram na região cortical.
O fluxo da linfa também é invertido (entra pelo Hilo e sai na área capsular). - A principal espécie que se encontra os nódulos hemais, são os ruminantes. São semelhantes aos linfonodos, porém, preenchidos por sangue. Conectados a vasos sanguíneos, são encontrados ao longo da coluna vertebral e associados a algumas víscera.
- MALT é um tecido linfoide associado a mucosa e tem como função regular a imunidade nas mucosas e pode ser a região de formação de linfoma.
No Pulmão se chama BALT e na pele SALT. - Responsável pela imunidade humoral: Linfócito B.
- Responsável pela imunidade celular: Linfócito T.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com