Observação de células na epiderme da cebola
Artigo: Observação de células na epiderme da cebola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anasorenaedla • 27/11/2014 • Artigo • 522 Palavras (3 Páginas) • 800 Visualizações
Observação de células na epiderme da cebola.
Introdução
Uma das hortaliças mais cultivadas e antigas do mundo, a cebola é alimento, tempero e remédio. Planta de textura herbácea, ela apresenta folhas cilíndricas, ocas, verdes, macias e aromáticas. Apresenta um bulbo tunicado de tamanho variável, formado por camadas sobrepostas e concêntricas das bainhas das folhas, carnosas e suculentas, que acumulam material de reserva.
Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja, uma película, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células.
Para obtemos uma melhor visualização dos componentes ao microscópico existe a aplicação de diversas técnicas, uma vez que as células para além das suas reduzidas dimensões não apresentam contraste entre os seus constituintes.
A coloração é uma das técnicas utilizadas em microscopia porque evidencia as estruturas celulares pouco perceptíveis.
Objetivo
O experimento tem por objetivo conhecer e identificar algumas estruturas celulares que fazem parte das células de tecido de cebola (Allium cepa).
Material utilizado
-Cebola (Allium cepa L.)
-Lâmina e lamínula
- Papel toalha
- Lâmina de barbear
-Corante: azul de metileno; safranina
- Microscópio óptico
Procedimento Metodológico
Na região central de uma lâmina, colocou-se uma gota de água e com o auxílio de uma lâmina de barbear recortou-se uma amostra de cerca de 1 centímetro de lado, na parte interna de um catafilo de cebola. Com a pinça foi retirada a epiderme inferior do pedaço recortado a qual foi colocada sobre a gota de água.
Em seguida a preparação foi coberta com a lamínula e logo após esse procedimento observou-se a lâmina ao microscópio: Usando a objetiva de 10x e em seguida a de 40x. Girou-se vagarosamente o micrométrico para obter o melhor foco.
Após a observação Fez-se o desenho das células observadas, na qual foi nomeado as partes visualizadas.
Repetiu-se o processo acima, substituindo a água por azul de metileno, para observação do núcleo.
Resultados
A observação da cebola em cortes extremamente finos proporcionou uma percepção de distintos componentes celulares, tais como:
Epiderme: É impermeabilizada pela cutícula (camada de cutina que recobre a epiderme) cuja espessura depende das condições ambientais em que a planta se encontra. Imagem 1 e Imagem 2.
Núcleo: Estrutura central, onde armazena informações hereditárias presentes em todas as células. Nas células eucariontes o núcleo é chamado realmente de núcleo, enquanto nas células procariontes, este é chamado de nucleóide ou núcleo procarionte. O núcleo se diferencia do nucleóide pela presença pela presença da carioteca e pela complexidade. Imagem 3 e Imagem 4.
Parede
...