A Higiene Pessoa
Por: Herculanodacosta • 15/6/2017 • Trabalho acadêmico • 7.880 Palavras (32 Páginas) • 365 Visualizações
Introdução
Neste presente trabalho, temos a benéfica honra de abordar sobre "A Higiene Pessoal", saberemos o que é a higiene, sua importância, Abordaremos também sobre a Cólera, saberemos qual é a causa desta doença, quais medidas que devemos tomar para nos prevenirmos dela, como diagnosticar, transmissão e tratamento.
Falaremos também sobre as técnicas de lavagem de mão.
Objectivos
Objectivos Gerais
O objectivo geral deste trabalho "A Higiene Pessoal" é conscientizar os indivíduos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca e para a utilização de medidas prática de promoção, protecção e recuperação da saúde.
Despertar a comunidade interna e externa da importância da higiene corporal e mental, alertando-os dos riscos causados pela falta de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
Identificar doenças causadas por falta de higiene;
Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.
Estimular para a prática correcta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
Adoptar hábitos de auto-cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
Resumo
A saúde é uma condição normal em todos nós. Por isso temos o dever de a conservar, não só para o nosso bem-estar, mas também para podermos ser capazes de produzir e de ajudar a construir o país.
Higiene Pessoal é um conjunto de regras que nos mantém de boa saúde e com bom aspecto. Devemos ter a preocupação de tomar banho todos os dias, escovar os dentes, lavar as mãos antes de comer, lavar a roupa, pentear o cabelo, cortar as unhas e manter a casa sempre limpa, arejada e com muita luz do sol.
A Cólera é uma doença contagiosa. Isto quer dizer que se transmite de pessoa para a outra. Esta doença como tantas outras, é causada por animais tão pequeninos que nem sequer os conseguimos ver. São os micróbios.
A cólera trata-se com soro de hidratação oral ou na veia e antibióticos específico. A cólera apresenta sintomas como: diarreia aquosa em grande quantidade, vómitos, dor abdominal e cãibras.
A saúde de um homem e de um povo tem grande importância para a construção e para a vida de um país.
A Higiene
Higiene consiste em um conjunto de regras e técnicas referentes à preservação da saúde e prevenção de doenças no organismo do ser humano, através da limpeza, desinfecção e conservação de instrumentos, espaços e objectos.
Higiene é o conjunto de conhecimentos e técnicas que visam a promover a saúde e evitar as doenças.
A higiene é uma regra fundamental em todas as especialidades da medicina ou de qualquer outra actividade que trabalhe em contacto directo com o organismo humano, assegurando a higiene colectiva.
No âmbito hospitalar, por exemplo, a higiene é considerada como um conjunto de procedimentos que tem a finalidade de assegurar a protecção e bem-estar físico e psicológico dos pacientes, evitando enfermidades; métodos esterilizantes e desinfectantes.
Etimologicamente, a palavra higiene surgiu a partir do grego hygeinos, que significa "o que é saudável". O termo surgiu como uma derivação do nome da deusa Hígia, a protectora da saúde e limpeza.
A higiene compreende hábitos que visam a preservar o estado original do ser, que é o bem-estar e a saúde perfeita. Às técnicas de manutenção e preservação do bem-estar, saúde perfeita e harmonia funcional do organismo, dá-se o nome de hábitos higiénicos.
Higiene Pessoal
A higiene corporal envolve os hábitos de limpeza de todo o corpo, como os cuidados com os cabelos, pele, mãos e unhas, além da higiene íntima. Esses hábitos devem ser constantes, tanto homens quanto mulheres precisam estar atentos aos mínimos detalhes, como os produtos certos a serem usados e as doenças evitadas com a limpeza do corpo.
Além disso, a higiene com as roupas que usamos também é importante. Usar as roupas íntimas uma vez e lavá-las é umas das regras, como deve ser com as camisetas - as calças podem ser usadas mais de uma vez antes de lavar. Outro procedimento importante é passar as roupas: além de dar uma aparência melhor às vestimentas ainda elimina microrganismos causadores de alergias, deixando-as esterilizadas.
Cuidados com os cabelos
Os cabelos precisam de um cuidado especial no que diz respeito à limpeza; afinal, ele é um grande acumulador de sujeiras e gorduras. Por isso é importante lavá-lo em dias alternados, pois o excesso de lavagem também não faz bem à saúde dos cabelos, deixando-os ressecados.
Lavar os Cabelos
Prefira sempre produtos específicos para o seu tipo de cabelo e os champôs mais espumantes, porque a espuma que se faz na hora de lavá-los funciona como um imã para partículas de gordura e sujeira acumuladas.
Dessa forma, ao aplicar o champô, é preciso esfregar o couro cabeludo com as pontas dos dedos, suavemente, visando fazer bastante espuma para eliminar todas as impurezas. O que muitos cabeleireiros recomendam é repetir esse processo duas vezes, pois uma única vez não limpa o suficiente.
Mantenha sempre os cabelos hidratados, penteados e bem cortados. Essas recomendações são necessárias para mantê-los longe dos piolhos, caspas, a oleosidade excessiva, o mau cheiro, da tintura de cabelo excessiva que danifica e pode causar até queda de cabelo.
Cuidados com a pele
A pele requer sempre cuidados especiais. Antes, você deve conhecer sua pele, saber se é seca ou oleosa, para poder
...