A Introdução da Perca no Lago Vitória
Por: Rafaela Figueiredo • 11/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
A introdução da perca no lago Vitória (lago Nyanza)[pic 2][pic 3][pic 4]
Índice
Introdução……………………………………………………………………………………pág. 3
As Consequências mais significativas ocorridas ao nível do ecossistema pela introdução da Perca no lago………………………………………………. pág.4
Consequências no sistema socioeconómico em resultado da exploração da Perca ………………………………………………pág.5
Síntese das principais inter-relações entre os componentes sociais, económicos e os problemas ambientais……………………………………………………… pág.6
Considerações Finais…………………………………………………………………..pág 7
Bibliografia………………………………………………………………………………….pág 8
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Educação ambiental foi-nos proposto a realização de um trabalho com base num documentário intitulado por “Darwin´s nightmare” de Hubert Sauper ( 2004) .
O presente trabalho tem como objetivo central a análise das consequências da introdução da espécie, perca do nilo no ecossistema natural, na economia e sociedade humana. Ao abordamos as consequências desta introdução estamos a relacionar conceitos fundamentais para a compreensão do mesmo, sendo estes espécies invasoras e desenvolvimento sustentável. Deste modo, o nosso trabalho parte de uma exploração de consequências estabelecendo relações com as componentes sociais, económicas e ambientais.
As consequências mais significativas ocorridas ao nível do ecossistema pela introdução da Perca no lago
Neste filme conseguimos observar inúmeras consequências com a introdução da perca no lago Vitória, as mais visíveis são:
-Trabalhadores recebem pouca renumeração e sofrem com as más condições no trabalho;
- Lago sofre degradação ambiental (sendo ele fonte de sobrevivência de toda a população que vive naquela região).
Vemos muitas mais consequências que podemos chamar de “invisíveis”, mas estas são as mais problemáticas como:
-aumento da radiação no ambiente;
-os alimentos obtidos possuem maior quantidade de agro-tóxicos;
-o leite materno possui maior quantidade de chumbo entre outras consequências.
-O Beck que designamos de “efeito Boomerang”: todos de igual modo levam com as mesmas consequências (até mesmo aqueles que não são completamente culpados ou apenas tentam sobreviver).
Apesar destes riscos ambientais por quais o Lago passa, a União Europeia tem interesse que sua exploração continue devido aos lucros monetários que adquire, mesmo conhecendo os riscos (como observado na cena em que é mostrado o vídeo em que é retratado o Lago se decompondo devido a adaptação do peixe que foi ali introduzido em 1990 para futura exportação). Eles não querem saber o que está a acontecer, ignoram o vídeo e concordam que sua exploração contribui para a melhorar de vida de milhares de pessoas que vivem na região.
A perca do Nilo é mais um símbolo de violência e ganância implementadas por um modelo econômico e político de exploração e desrespeito ao homem e à natureza, que muitos intelectuais se limitam a chamar de “inesperados e infelizes” efeitos colaterais de um modelo perfeito como o progresso econômico ocidental e a globalização.
Consequências no sistema socioeconómico em resultado da exploração da Perca
A introdução da espécie de peixe da Perca do Nilo, transformou a economia e toda a sociedade local.
A Perca do Nilo foi introduzida no Lago Vitória, com o único objetivo de aumentar a produção e exportação de peixe. A Perca desenvolveu o comércio pesqueiro na região, no entanto, por ser uma espécie predadora, o resto dos peixes do Lago foram dizimados pela perca. Isto fez com que a população local ficasse obrigada a alimentar-se dessa espécie de peixe, devido à destruição das espécies nativas.
No decorrer do documentário são abordadas diversas questões sociais que envolvem a economia pesqueira. Algumas delas são a prostituição, o HIV, as crianças de rua e o destino dos peixes.
Quanto à prostituição, os fatores favorecem esta prática é a pobreza e o facto de muitas já não terem um núcleo familiar, trabalho ou meio de sustento, que leva diversas mulheres a envolverem-se com os pilotos, como é visível na visualização do documentário.
Com isto, a prostituição geralmente leva a contrair o vírus HIV, sendo os mais afetados pela doença os pescadores e as prostitutas.
Uma das cenas mais impactantes do documentário é quando diversas crianças de rua brigam entre si por uma porção mínima de alimento. Tais crianças são órfãs ou foram abandonadas pelos pais. A orfandade e o abandono seriam motivados pela pobreza e incapacidade econômica dos pais em criar os filhos. As crianças órfãs permanecem nas ruas devido à falta de assistência social, muitas vezes, correm o risco de serem abusadas sexualmente, ou ainda tornam-se viciados em drogas.
Por fim, a destinação dos peixes, onde a produção de Perca do Nilo é enorme e extremamente rentável, no entanto, é para exportação e o lucro gerado é distribuído entre a população de forma desigual, isto comprova-se na falta de infraestruturas urbanas e na fragilidade social existente.
Síntese das principais inter-relações entre os componentes sociais, económicos e os problemas ambientais
Um dos principais problemas sociais de «O pesadelo de Darwin» são o comércio das armas. Os pilotos e a polícia dizem que os aviões muitas vezes trazem ajuda médica e alimentar ou «equipamento». Mas também trazem carregamentos clandestinos de armas para alimentar os conflitos na região africana dos grandes lagos. Este comércio de armamento alimenta a sequência de mortes, violência, crimes, Instabilidade social e também política.
...