A LAVAGEM E ESTERILIZAÇÃO
Por: Clarinda Ponciano • 20/11/2018 • Relatório de pesquisa • 822 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
Clarinda Ponciano Rodrigues
LAVAGEM E ESTERILIZAÇÃO
Trabalho elaborado e apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de MÉTODOS DE ANALISES CLÍNICAS I do curso de bacharel de biomedicina pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).
Professor: Luís Fernando Sesti
Curso: Biomedicina
Turma: 7084
Palmas – TO
2018
Introdução
Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Para ser esterilizado é necessário que seja submetido a uma determinada temperatura e pressão durante um determinado tempo, destruindo todas as suas bactérias, esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens; contudo, a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem.
Nessa aula prática tivemos como objetivo estudar procedimentos de lavagem de materiais e esterilização de vidrarias e utensílios em geral, tomando os devidos cuidados para que esse material possa ser usado em qualquer área técnica do laboratório, já que a utilização de materiais limpos é fundamental para a qualidade dos resultados.
2
Materiais e Métodos
Lavagem: Os materiais devem ser lavados imediatamente após seu uso, mas se não for possível, deve-se colocar de molho em água, detergente neutro e no caso de materiais contaminados, solução de hipoclorito de sódio 5%(o período de limpeza pode variar de 2 até 24 horas). O enxágue deve ser minucioso já que resíduos de detergente podem alterar resultados de testes sorológicos e atrapalhar o cultivo microbiológico. Nesta etapa se necessário, utilizar escova de lavagem ou esponja para facilitar a limpeza. Todo material deve ser enxaguado depois em água deionizada (tipo II ou III). Secar na estufa de secagem.
[pic 2][pic 3]
Autoclave: tem maior poder de penetração nos materiais, por esse motivo, o calor úmido é o método aconselhado para esterilização de instrumentos médicos reutilizáveis, materiais biológicos etc. Os autoclaves devem funcionar a uma temperatura de 121°C por pelo menos 30 minutos.
Com os tubos lavados e secos, fazer uma rolha de algodão hidrófobo, enrola - los em papel de embrulhos vedando com fita adesiva ou cordão. Leva - los à autoclave e, esterilizar por 15 minutos a uma temperatura de 121°C (a temperatura da autoclave deverá chegar a 121°C para iniciar a contagem do tempo de 15 minutos). Quando a autoclave esfriar, retirar o material e levar aos setores. É importante conferir o volume de água da autoclave, tem q estar acima da margem do X.
...