A Toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial.
Por: laisvieiraluiz • 7/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 201 Visualizações
E.E RUI BLOEM
Seminário de Biologia
Toxoplasmose
Nomes N° Série: 3°J
São Paulo 2012
Sumario
Introdução ........................................................................................................ 3
- Toxoplasmose........................................................................................ 4
- Reprodução............................................................................................ 4
- Transmissão........................................................................................... 5
- Cistos............................................................................................ 5
- Sinais e Sintomas.................................................................................. 6
- Diagnosticos........................................................................................... 6
- Cuidados................................................................................................. 7
- Conclusão do grupo.............................................................................. 7
- Referencias............................................................................................. 8
Introdução
A toxoplasmose é uma protozoonose de distribuição mundial. É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ocorre em animais de estimação e produção incluindo suínos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos (bovinos, suínos, cabras, etc.). Acarreta abortos e nascimento de fetos mal formados.
Toxoplasma gondii possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oocisto, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos.
O gato e outros felinos, que são os hospedeiros definitivos, estão relacionados com a produção e eliminação dos oocistos (ovos) e perpetuação da doença, uma vez que somente neles ocorre a reprodução sexuada dos parasitos. Eles ingerem os cistos que estão nos tecidos dos animais homeotérmicos, principalmente dos ratos e pássaros. Após essa ingestão passam a eliminar nas fezes por um período em média de quinze dias os oocistos não esporulados, sendo que provavelmente esta será a unica vez durante a vida que esse gato irá eliminar os oocistos não esporulados. No ambiente, através de condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade os oocistos levam de 1 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante.
- Toxoplasmose
[pic 1]A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii,protozoário que pode se manifestar de forma assintomática na maioria dos casos, até mesmo sem causar nenhum dano, caso o hospedeiro não esteja com seu sistema imunitário comprometido.
Este micro-organismo é parasita intracelular, principalmente de células do sistema nervoso e muscular de animais endotérmicos - inclusive cães, gatos, coelhos, lebres, aves, suínos, gados, ratos e cobaias. Existe em todo o mundo, mais de metade da população, mesmo em países desenvolvidos, tem anticorpos específicos contra o parasita, o que significa que está ou já esteve infectada.
- Reprodução
Assume diferentes formas em diferentes estágios do seu ciclo. O ciclo inicia-se pela ingestão de cistos presentes em carne. A parede do cisto é dissolvida por enzimas proteolíticas do estômago e intestino delgado, o parasita liberado do cisto, penetra nos enterócitos do animal e replica-se assexuadamente dando origem a várias gerações de Toxoplasma através da reprodução assexuada. Sua reprodução assexuada, da origem a zoítos que, após sucessivas divisões, se tornam merozoítos, infectando novas células, inclusive as de defesa; ou sexuada, no intestino do hospedeiro, dando origem aos oocistos. Oocistos podem ser eliminados no ambiente pelas fezes, podendo infectar outros animais,inclusive os humanos. Esta última forma de reprodução ocorre, pri
- Transmissão
A ingestão da carne crua ou malcozida de animais infectados é outra forma de se adquirir a toxoplasmose, já que estes possuem em seus músculos formas residuais infectantes do parasita, ingestão de água e alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos. A ingestão de leite cru contendo taquizoítos do parasito , cabra tem de se infectar durante a lactação para que exista a possibilidade de passagem de taquizoítos para o leite.
Pode ser transmitida do pai para o filho, mas não se transmite de uma pessoa para outra apesar de que já foi constatado a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos de pessoas infectadas. Uma criança ou adulto que mexa com os dedos em material contaminado com fezes e depois leve-os à boca. Uma vez ligados a uma célula do hospedeiro, o parasito penetra na célula e forma um vacúolo parasitóforo, dentro do qual se divide. A replicação do parasito continua até que seu número no interior da célula atinja uma massa crítica que provoca a ruptura da célula, liberando parasitos que irão infectar outras células adjacentes.
É importante que as mulheres grávidas façam o exame que detecta se elas são imunes a toxoplasmose. Se infecção se der durante a gravidez (o que ocorre em 0,5% das gestações), os parasitas podem atravessar a placenta e infectar o feto, o que pode levar a abortos e a malformações em um terço dos casos, malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer neuropatias e oftalmopatias na criança como défices neurológicos e cegueira, mas se a infecção tiver sido antes do início da gravidez não há qualquer perigo, mesmo que existam cistos.
...