AS METODOLOGIAS ATIVAS CONTRIBUEM PARA MELHOR DESEMPENHO DOCENTE AO TRABALHAR O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE
Por: LEONICE27 • 15/9/2021 • Trabalho acadêmico • 4.688 Palavras (19 Páginas) • 160 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS ARIQUEMES[pic 1][pic 2]
LEONICE RIBEIRO DA SILVA
AS METODOLOGIAS ATIVAS CONTRIBUEM PARA MELHOR DESEMPENHO DOCENTE AO TRABALHAR O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE
Ariquemes/Rondônia
2019
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CAMPUS ARIQUEMES
LEONICE RIBEIRO DA SILVA
AS METODOLOGIAS ATIVAS CONTRIBUEM PARA MELHOR DESEMPENHO DOCENTE AO TRABALHAR O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Câmpus Ariquemes.
Orientador: Prof. (ou Me) Nathan Lima da Silveira
Ariquemes/Rondônia
2019
RESUMO
Esta pesquisa tende a contribuir na formação dos docentes em sua autorreflexão de sua prática pedagógica, principalmente no trabalho do tema transversal meio ambiente de suma importância como, também, na utilização de metodologias ativas como instrumento didático na dinamização do processo ensino-aprendizagem. E também na sua utilização na busca por um melhor aperfeiçoamento em conjunto com as outras disciplinas, buscando atender as necessidades dos alunos. Fazendo-se uso da interdisciplinaridade, transfere métodos de algumas disciplinas para outras, fazendo uma identificação de novos objetos de estudo. Faz parte de uma nova postura diante da totalidade do estudo, que se coloca no lugar da concepção fragmentada do conhecimento e unitária do ser humano. E isso insere o aluno dentre de onde ele deve estar que é a sua própria realidade social, fornecendo-lhe uma compreensão melhor e maior do espaço e do tempo em que ele habita.
Palavras-chave: Formação. Docentes. Metodologias. Objetos. Estudo.
Abstract
This research tends to contribute to the training of teachers in their self-reflection of their pedagogical practice, especially in the work of cross-sectional environment theme of paramount importance as well as in the use of active methodologies as a didactic instrument in the dynamization of the teaching-learning process. And also in its use in the search for a better improvement in conjunction with the other disciplines, seeking to meet the needs of the students. Making use of interdisciplinarity, transfers methods from some disciplines to others, making an identification of new objects of study. It is part of a new posture in the face of the totality of the study, which stands in the place of the fragmented conception of the unitary knowledge of the human being. And this inserts the student from where he must be that is his own social reality, providing him with a better and greater understanding of the space and time he inhabits.
Key-words: Formation. Teachers. Methodologies. Objects. Study
SUMÁRIO
SUMÁRIO 17
1. INTRODUÇÃO 6
1.1 OBJETIVO GERAL 6
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
1.3 PROBLEMA DE PESQUISA 6
1.4 JUSTIFICATIVA 7
2. REFERENCIAL TEÓRICO 8
2.1 ENSINO E APRENDIZAGEM: NOVOS PARAGMAS 8
2.2 PARADIGMA – MODELO, PADRÃO 9
2.3 FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DO NOVO PARADIGMA 10
2.4 A Interdisciplinaridade 11
4. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tende a contribuir na formação dos docentes em sua autorreflexão de sua prática pedagógica (FREIRE, 1996), principalmente no trabalho do tema transversal meio ambiente de suma importância como, também, na utilização de metodologias ativas como instrumento didático na dinamização do processo ensino-aprendizagem. E com isso, a possibilidade de aperfeiçoamento docente na busca incessante pelo saber fazer, na utilização da versatilidade de métodos possibilitando uma dinamização das aulas. Oportuniza, também, a elaboração teórica, tanto sobre meio ambiente, como também, sobre as metodologias ativas aplicadas ao ensino, longe de se esgotar todo o assunto a esta temática referida.
1.1 OBJETIVO GERAL
Observar a qualidade das metodologias utilizadas pelos professores de ciências (biologia, química e física) no ensino médio na abordagem do tema transversal meio ambiente.
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar nos planos de ensino se o tema transversal meio ambiente está sendo trabalho pelos os professores de biologia, química e física.
- Verificar os diários dos professores de ciências a frequência com que meio ambiente está sendo desenvolvido no ensino médio.
- Identificar quais as metodologias estão sendo contempladas nas práxis pedagógicas dos docentes.
- Localizar entre as metodologias se as metodologias ativas estão sendo contempladas.
1.3 PROBLEMA DE PESQUISA
As metodologias ativas contribuem para o processo de desempenho da atividade docente ao trabalhar o tema transversal meio ambiente? Os professores de ciências do ensino médio contemplam o tema transversal meio ambiente em suas práxis pedagógicas ou limitam-se ao cumprimento dos conteúdos expressos no currículo de sua área de formação específica. Quais as metodologias empregadas pelos professores. E foco central É de grande relevância abordar esta temática tendo em vista sua previsão nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e espera-se que o docente trabalhe no interior do exercício do magistério, embora, sabe-se que muitos docentes se limitam ao cumprimento dos conteúdos expressos no currículo de sua área de formação específica. E o uso de metodologias ativas de natureza instrumental e operacional favorece o ensino e aprendizagem do estudante. Não obstante, é de grande importância verificar se o tema transversal meio ambiente é desenvolvido no interior da sala de aula e quais as metodologias vêm sendo utilizadas para trabalha-los, para que possa, em última instância, contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, como prega a lei máxima da educação.
...