AVALIAÇÃO DA MEIOFAUNA PRESENTE EM BROMÉLIAS TANQUE DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ILHA DO COMBU, BELÉM/PA
Por: Kewin Moreira • 21/1/2021 • Projeto de pesquisa • 838 Palavras (4 Páginas) • 216 Visualizações
IFPA
Belém, 02 de novembro de 2020
Docente: Dra. Suezilde Ribeiro
Discente: Kewin Moreira Lima (20170852630), Marileila Rodrigues Pacheco (20170853117)
Turma: C857NA
Apresentação do projeto de MCP
AVALIAÇÃO DA MEIOFAUNA PRESENTE EM BROMÉLIAS TANQUE DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ILHA DO COMBU, BELÉM/PA
Tema | Questão | Título | Objetivos |
A importância da pesquisa científica sobre o Filo Panarthropoda | Em bromélias-tanque é possível encontrar representantes da meiofauna? | Avaliação da meiofauna presente em bromélias tanque da Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu | Coletar amostras e verificar a presença de Tardígrados. Classifica-los e quantificar os espécimes encontrados. |
As bromélias tanque pertencem à família Bromeliaceae (Fig. 1), a organização de suas folhas da base são densamente imbricadas, em roseta, permite o acúmulo de água e detritos orgânicos, ou seja, formam fitotelmos, um ecossistema com características únicas que influenciam na fisiologia e ecologia desta planta hospedeira (Oliveira, 2013). Estas monocotiledôneas podem apresentar diversos tipos de habitats, desde terrícolas a plantas epífitas. Sua cisterna é capaz de armazenar uma grande quantidade de água da chuva, formando um ambiente ideal para diversos tipos de seres vivos, incluindo tardígrados. O Filo Tardígrada é composto por animais minúsculos (Fig. 2), medindo entre 0,1 e 0,5 mm de comprimento, são encontrados em ambientes semiaquáticos, em filmes de água sobre musgos, liquens e hepáticas. Outros vivem em ambientes bentônicos e dulcícolas, podendo ser rasos ou profundos. Os Tardígrados podem ser encontrados em grandes densidades: até 300.000/m² no solo e mais de 2.000.000/m² nos musgos (Brusca, 2018).
Neste estudo investigamos a biodiversidade da meiofauna, com especial referência aos Tardígrados, nas cisternas de duas espécies de bromélias: Guzmania lingulata e Vriesea amazônica, encontradas na Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu (Fig. 3), contribuindo com o aumento do conhecimento da fauna em fitotelmos em tanques de bromélias.
[pic 1]
Figura 1. Representantes da família Bromeliaceae: a. Edmundoa lindenni; b. Neoregelia carolinae; c. Neoregelia compacta; d. Neoregelia concentrica; e. Neoregelia tristis; f. Neoregelia sp.; g. Wittrockia cyathiformis; h. Wittrockia gigantea. Fotos: Laboratório de Sistemática de Bromeliaceae MN-UFRJ.
[pic 2]
Figura 2. Representante do Filo Tardígrada: Micrografia eletrônica de Paratypic Isoechiniscoides sifae sp.
[pic 3]
Figura 3. Ilha do Combú. A APA da Ilha do Combu está situada no município de Belém, inserida na Região Metropolitana de Belém (RMB). Nesta região, a temperatura do ar é, em média, 26,7 ºC, a umidade relativa é de 84 %, a precipitação pluviométrica é de 3.001 mm e 2.338 horas de brilho solar. Ocorrem dois períodos de chuva: um mais chuvoso (meses de dezembro a agosto) e outro menos chuvoso (setembro a novembro).Fonte: Google Maps.
...