Aula Prática 1
Por: Elisangela Lisboa • 30/9/2015 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 224 Visualizações
Nome: Elisangela Lisboa RA: B64CFF-4 Turma: CB6P15
AULA PRÁTICA -1
DESPRENDIMENTO DE O2 – INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA
1-INTRODUÇÃO
O oxigênio molecular formado durante o processo fotossintético fica dissolvido no lúmen do cloroplasto, ultrapassa a membrana dupla dessa organela, atinge o citoplasma e quando sua pressão parcial aumenta no meio liquido celular a tendência é escapar para fora da célula atravessando a plasmalema e a parede celular até atingir o exterior do tecido verde da planta, formando bolhas de O2 se for uma planta aquática (submersa).
Deve-se compreender que, em experimentos dessa natureza, os resultados nem sempre são perfeitos, pois o numero de bolhas pode variar durante a experiência, em função de fatores tão diversos como tamanho do ramo, alterações mecânicas na região cortada e variações na solubilidade do oxigênio provocadas por mudanças de temperatura, etc. De qualquer modo, o “método das bolhas” é utilíssimo nas aulas práticas, em virtude de sua extrema simplicidade.
2-MATERIAL UTILIZADO
Macrófita aquática submersa Egeria densa Plancton (Hydrocharitaceae) (Elódea)
Béquer de 500 ml, funil, tubo de ensaio e lâmina de barbear
Bicarbonato de sódio
3-OBJETIVO
Neste experimento será necessário contar o “ número de bolhas desprendidos.”
4-RESULTADO
Após fazermos a solução em temperatura ambiente, coletar um ramo de Egeria densa e montarmos todo o esquema embaixo de uma fonte de luz, aguardamos a fotoquímica da fotossíntese funcionar. Começou a subir 1 bolha por minuto, após 11 bolhas (11 min.) reduziu o intervalo para 40 segundos por bolha. Observou-se que em 15 minutos subiram 36 bolhas totais, diminuindo o espaçamento entre elas.
...