TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE BIOLÓGICA DOS PROTOSTOMADOS

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  2.368 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFRJ

1a. Avaliação a Distância – 2016/1

Disciplina: DIVERSIDADE BIOLÓGICA DOS PROTOSTOMADOS

PROF. CÁTIA MELLO-PATIU

Nome: Thais da Silva Campos                        Matrícula: 13114020336

Pólo: Campo Grande

Questão 1. Nosso curso abrange o estudo dos animais invertebrados, especialmente aqueles da linhagem dos protostomados. (Valor = 2,0 pontos)

a. Explique o que vem a ser um animal protostomado.

Durante a gastrulação temos a formação de uma invaginação denominada arquêntero que possui uma abertura que originará ou a boca ou o ânus. Os animais onde esta abertura dará origem à boca dá-se o nome de protostomados, onde do grego proto significa primeiro e stroma significa boca, ou seja, animais cuja boca se forma primeiramente.

b. Qual a outra linhagem evolutiva dos animais, contrastante com os protostomados, e como podemos diferenciá-las.

A outra linhagem é denominada deuterostomados e são os animais onde a abertura do arquêntero irá originar o ânus. Existem diversas formas de diferenciá-los como pelo tipo de clivagem e o celoma, onde no deuterostomados ocorre a clivagem radial e indeterminada e o celoma é enterocélico e nos protostomados a clivagem é espiral e determinada e o celoma esquizocélico.

Questão 2. Os Porifera apresentam arquiteturas corporais do tipo asconóide, siconóide e leuconóide, que se diferenciam de acordo com o arranjo e complexidade de canais e poros. (Valor = 2,0 pontos)

a. Quais as diferenças entre esses 3 tipos e qual a relação dos tipos com o aumento da eficiência na obtenção de alimento?

As asconóides são os mais simples, nesses animais a água passa pelos poros dérmicos e alcança o átrio sendo posteriormente liberada pelo único grande ósculo existente, o átrio é revestido por coanócitos flagelados que criam uma corrente de água. As siconóides possuem uma arquitetura bem corporal bem similar às asconóides, porém nas siconóides a parede corporal é mais espessa e complexa, nelas já se encontram canais radiais revestidos por células com um aspecto epitelial, porém ainda se observa a presença de um único ósculo. As leuconóides são as mais complexas e mais eficientes na obtenção de alimento, pois possuem inúmeras câmaras flageladas que aumentam a superfície de contato com o alimento em relação ao volume da esponja, essas câmaras desembocam em canais oriundos dos poros dérmicos e daí partem canais que irão se abrir em inúmeros ósculos.

b. O que difere os Radiata dos Porifera?

Os Radiata são animais mais complexos que os Porifera por estarem organizados em um nível acima, o nível celular-tissular, com agregação de células similares em camadas, originando os tecidos. Nos Porifera a organização é células, com presença de agregados de células com função diferenciada, mas que não originam tecidos.

Questão 3. Um aspecto básico na arquitetura do corpo de um animal é a simetria. Com relação a esse aspecto, considere os seguintes metazoários: esponja (Porifera), água-viva (Cnidaria), planária (Platyhelminthes). Discorra sobre a simetria nos 3 filos citados e correlacione a simetria com a maneira com que cada animal explora o ambiente (mínimo 8 linhas). (Valor = 2,0 pontos)

As esponjas possuem uma simetria radial, onde o corpo é dividido em partes equivalentes por mais de dois planos que passam pelo eixo longitudinal. As esponjas são encontradas fixas ao substrato, em colônias, durante a fase adulta explorando pouco o ambiente ao seu redor. A simetria radial permite uma percepção igual de todos os lados do ambiente pelo animal. As águas-vivas possuem a simetria radial primária, onde as partes do corpo se organizam de forma concêntrica ao redor do eixo que passa pela boca. A simetria radial primária, assim como a radial, é vantajosa para os animais sésseis ou que flutuam livremente, pois eles possuem uma percepção igual de todos os lados do ambiente. As águas-vivas contam com tentáculos e células sensoriais para a exploração do ambiente e captura de presas. As planárias são animais de simetria bilateral, onde o corpo divide-se ao longo do plano mediano em duas partes equivalentes gerando as metades esquerda e direita, a característica mais marcante dos animais com simetria bilateral é a movimentação ativa e direcionada, permitindo que explorem o ambiente ao seu redor com uma maior eficiência.

Questão 4. Com relação aos cnidários, responda o que se pede nas questões abaixo: (valor= 2,0 pontos).

a. Descreva e diferencie a morfologia externa das duas formas: medusoide e polipoide.

A forma polipoide possui o corpo tubular com a face oral voltada para cima em posição central e rodeada por um anel de tentáculos em uma das extremidades do corpo, na outra extremidade encontra-se o disco pedal que fixa o pólipo ao substrato. Os polipoides possuem uma pequena quantidade de mesogléia e são organismos sésseis. O esqueleto dos polipoides é formado por um exoesqueleto de calcário duro ou cutículas finas e o endoesqueleto é formado por espículas calcárias e fibras musculares.

A forma medusoide é geralmente móvel e possui o corpo em forma de sino (umbrela) com a boca voltada para baixo na superfície côncava, na ponta do manúbrio, rodeando o corpo da forma medusoide encontramos tentáculos dirigidos para baixo e com uma grande concentração de mesogléia na umbrela, a mesogléia é o componente que forma o endoesqueleto medusoide.

b. Discuta as implicações nas hipóteses de relações filogenéticas entre as classes de Cnidaria, quando se considera o ancestral do tipo polipoide ou do tipo medusoide.

Se a forma polipoide for considerada ancestral então a medusoide seria derivada e assim os cnidários seriam originalmente bentônicos e as classes Schyphozoa, Cubozoa e Hydrozoa teriam surgido posteriormente à classe Anthozoa, porém se considerarmos a forma medusoide como ancestral esta seria planctônica e teria perdido essa fase nos antozoários, assim a forma polipoide seria a derivada, a classe Hydrozoa seria o grupo basal e a classe Anthozoa um ramo derivado.

Questão 5. Sobre os Platyhelminthes responda: (valor= 2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com