Esfregaço de Celulas Sanguineas
Por: Marcos Augusto • 15/12/2016 • Artigo • 495 Palavras (2 Páginas) • 1.479 Visualizações
TÉCNICA DE ESFREGAÇO SANGUÍNEO
Marcos Augusto Souza Rodrigues da Silva
Faculdade de Tecnologia de Bauru
1. Introdução
Esfregaço Sanguíneo é uma técnica que permite a separação de células em meio líquido. Consiste em espalhar um fragmento de tecido ou de uma colônia sobre uma lâmina de vidro, o que provoca a dissociação de alguns elementos celulares e a sua aderência ao vidro. Forma-se assim uma fina camada de células, facilitando a observação. Este método é usado na observação de sangue e outros líquidos orgânicos, em que se coloca uma gota do líquido sobre uma lâmina preparada, e com a ajuda de uma outra lâmina ou lamela se espalha bem. Depois de seco o material pode ser corado e fixado. O ponto crucial para a realização de um hemograma confiável é a sua padronização que deve ser a principal exigência. Para realizar a técnica dos esfregaços sanguíneos, é utilizada uma lâmina limpa, sem resquícios de gordura ou outros materiais e outra lâmina distensora igualmente limpa. O esfregaço ideal deve ser livre de falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais e sem falhas na cauda. Na observação ao microscópio às duas bordas onde são realizadas as contagens devem apresentar os eritrócitos mais separados e os leucócitos bem distribuídos.
2. Material
- Agulha descartável de aparelho;
- Glicosímetro;
- Lâminas para microscópio;
- Pisseta com álcool 70%;
- Algodão Esterilizado;
- Coloração Panótico Rápido.
3. Procedimento
Primeiramente foi efetuada a desinfecção de um dos dedos do voluntário (foram dois voluntários) utilizando álcool 70% e algodão esterilizado. Com a agulha descartável de aparelho glicosímetro foi efetuada uma perfuração no dedo previamente desinfetado do voluntário de onde foi colhida uma gota de sangue, esta foi depositada em uma lâmina de microscópio próximo a uma das extremidades. O sangue foi espalhado deslizando uma segunda lâmina em um angulo de 45º, espalhando a amostra de forma uniforme. Depois de seca a lâmina foi mergulhada nos três corantes do Panótico Rápido por 5 segundos. O 1º corante é o fixador; O 2º cora o citoplasma; E o 3º cora o núcleo das células. Em seguida as lâminas foram levadas para observação em microscópio.
4. Resultados
Foram observadas diversas estruturas nas amostra coletadas:
[pic 1]
Linfócito
[pic 2]
Neutrófilo
[pic 3]
Basófilo
5. Conclusão
A Técnica do Esfregaço Sanguíneo apresentou resultados interessantes permitindo a observação de diversas estruturas presentes no sangue com a utilização de pequenas amostras. Permitindo a observação de material biológico com grande riqueza de detalhes.
6. Referências
Vidraria de Laboratório; Disponível em: < http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/tecnica-esfregaco-sanguineo/>. Acessado em: 22/09/2016.
...