RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: OBSERVAÇÃO DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS
Por: CinthiaR2014 • 6/6/2016 • Relatório de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 12.246 Visualizações
Título: RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA:
OBSERVAÇÃO DAS CÉLULAS SANGUÍNEAS
INTRODUÇÃO:
Em 24 de maio de 2016, foi realizada uma aula prática da disciplina de patologia no Laboratório da Faculdade Maurício de Nassau, cujo tema foi células sanguíneas.
Células sanguíneas são nomeações dadas a qualquer célula constituinte de sangue. O sangue é formado por células e uma parte líquida chamada plasma.
As células sanguíneas são: Glóbulos vermelhos, ou hemácias ou eritrócitos. Glóbulos brancos ou leucócitos, plaquetas. Os eritrócitos são células anucleadas em forma de disco bicôncavo, apresentam uma coloração rósea-claro, quando corados pela coloração panótica.
O número de leucócitos totais no sangue não depende do sexo. Valores de referência para contagem de leucócitos totais: Homens e Mulheres: 5.000 a 10.000 leucócitos/L de sangue. Os leucócitos presentes no sangue periférico são: Neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.
Os neutrófilos são chamados de granulócitos por apresentarem granulações específicas no citoplasma. E os linfócitos e monócitos são os agranulócitos. Os neutrófilos são os leucócitos mais numerosos na circulação sanguínea, representam 60 a 65% dos leucócitos do sangue circulante normal. Possui núcleo dividido, neutrófilo dividido. No citoplasma podem ser observadas granulações específicas, pequenas, finas e dispersas de coloração vermelho salmão.
Monócitos são os maiores leucócitos circulantes. Apresentam citoplasma azul-acinzentado contendo um variável número de granulações. Núcleo grande sem segmentação com a cromatina delicada disposta em forma de rede.
Linfócitos é um tipo de leucócitos. São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfoides por sua aparência ao microscópio, há duas categorias de linfócitos: os grandes e os pequenos. Os linfócitos pequenos podem ser linfócitos T ou B. Possuem um papel celular, agindo de forma a estimular ou aumentar a produção de anticorpos pelos linfócitos B.
OBJETIVO:
Alcançar conhecimento sobre o uso e manuseio, de maneira correta do microscópio. Além do estudo aprofundado de determinados assuntos relacionados à Patologia celular relacionando-as com a prática em laboratório, para observação em microscópio óptico de células sanguíneas, assunto tratado neste relatório.
MATERIAIS E MÉTODOS:
Microscópio óptico
Lâminas
Amostra sanguínea
Panótico rápido
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS:
No experimento realizado com amostras de sangue, inicialmente utilizou-se com auxílio do microscópio a lente objetiva primeiramente no aumento de 5x e observaram-se pequenos pontos em cor violeta na lâmina, encontrando-se assim hemácias anucleadas. Na objetiva 10x, a ampliação da imagem facilitou a observação da presença de alguns linfócitos, que são células de defesa do organismo.
Foram discutidos em laboratório técnicas corretas de manuseio do microscópio, e o conhecimento de cada componente e suas respectivas funções.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a aula prática da disciplina de Patologia é de fundamental para o aprendizado e entendimento das estruturas, formas físicas e comportamentos das células sanguíneas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GAYTON, Arthur C; HALL, John E. - Células Sanguíneas, imunidade e coagulação do sangue – In: ___ Fisiologia humana e mecanismos das doenças – 2ª Ed. – Rio de Janeiro – Guanabara Koogan, 2008;
...