Fisiologia - O Sistema Digestório
Por: covid1994 • 28/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 452 Visualizações
Úlceras pépticas
O estômago é um dos ambientes mais hostis do planeta terra. Por ser banhado em um ácido forte o bastante para digerir pregos de ferro, suas paredes protegidas por um muco pegajoso e sendo constantemente agitado, se acreditava que ele não era habitado por nenhuma forma de vida. Entretanto, cientistas descobriram um notável organismo que realmente prospera no formidável ambiente do estômago. Esta bactéria resistente, denominada Helicobacter pylori, desenvolveu um conjunto de defesas que permitiu que a sua detecção escapasse até 1982. Entretanto, a H. pylori não é apenas um viajante silencioso no estômago: ela está associada a muitos casos de úlcera péptica em todo o mundo. Tratamentos com fármacos apropriados matam a H. pylori e permitem a cicatrização de úlceras no estômago e no duodeno. Esta é uma boa notícia para Tonya Berry, cujo médico acabou de lhe informar que acha que ela tem úlcera péptica. “ Eu pensei que era estresse”, disse Tonya. Embora a maioria das úlceras pépticas ocorra no duodeno (úlceras duodenais), algumas podem estar localizadas no estômago (úlceras gástricas). Até 1982, quando a H. pylori foi descoberta, se acreditava que as úlceras pépticas eram causadas por níveis altos de ácido clorídrico e de enzimas no estômago. Porém, a partir de 1980, os cientistas encontraram a H. pylori em 90% das pessoas com úlcera duodenal e 70% das pessoas com úlceras gástricas. Para confirmar a sua suspeita diagnóstica, o médico de Tonya pediu exames para determinar se Tonya tem uma úlcera causada por H. pylori
Questão 1
a) O que são úlceras pépticas?
AS ÚLCERAS PÉPTICAS SÃO ÁREAS ESCORIADAS DA MUCOSA GASTRICA OU DUODENAL, CAUSADA PRINCIPALMENTE ÉÇA AÇÃO DIGESTIVA DO SUCO GÁSTRICO OU DAS SECREÇÕES NO DUODENO. ELAS OCORREM EM DIVERSAS REGIOES DO ESTOMAGO OU DUODENO. ISTO É, TRATA-SE DE UM PROCESSO PATOLOGICO QUE OCORRE QUANDO HÁ UM DESEQUILIBRIO ENTRE A PROTEÇÃO DA MUCOSA ESTOMACAL/DUODENAL E A SECREÇÃO DO ÁCIDO CLORIDRICO E DESSA FORMA, A SECREÇÃO DIGESTIVA FAZ UMA GRAVE ABRASÃO SOBRE A MUCOSA DESPROTEGIDA. A PERDA DESSE BALANÇO PODE SE DAR DE DIVERSAS MANEIRAS. DENTRE ELAS: ESTIMULOS NERVOSOS (FATORES PSIQUICOS), INFECÇÃO POR H. PYLORI QUE ROMPE A BARREIRA DA MUCOSA GASTRODUODENAL E ESTIMULA A SECREÇÃO DE ÁCIDO GASTRICO. OUTRAS CAUSAS ESTÃO RELACIONADAS A EXPOSIÇÃO A FATORES QUE PREDISPONENTES COMO TABAGISMO, ETILISMO E USO DE ASPIRINA.
-HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Capítulo 66, páginas 842 e 743.
b) Por que as úlceras pépticas são encontradas no duodeno, em vez de no jejuno ou íleo?
ISSO SE DÁ PELO FATO DE QUE NAS DEMAIS REGIOES CITADAS, COMO O JEJULO E ÍLEO, A ALÉM DAS GLANDULAS QUE SECRETRAM MUCO PARA A PROTEÇÃO DA MUCOSA, O pH DO MEIO É ALTERADO PELA SECREÇÃO PANCREÁTICA NO DUODENO. OU SEJA, A SECREÇÃO PANCREÁTICA ALTERA O pH DO QUIMO NO DUOEDO E EVITA QUE QUE A ACIDEZ FAÇA MAL À MUCOSA. CONTUDO, QUANDO HÁ MUITA SECREÇÃO ÀCIDA NO ESTOMAGO, ATÉ QUE O pH SE TORNE MAIS ALCALINO, O DUOEDO PODE SOFRER CONSEQUENCIAS POIS É O PRIMEIRO A ENTRAR EM CONTATO COM O BOLO ALIMENTAR, ENQUANDO QUE, QUANDO O QUIMO CHEGAR AO JEJUNO E ILEO O pH JÁ VAI ESTAR ADEQUADO. ESSE MECANISMO SE DÁ POR MEIO DA SE SINAIS ENDOCRINOS, EM QUE O MEIO ÁCIDO ESTIMULA O PANCREAS A SECRETAR MAIS SUBSTANCIAS DIGESTIVAS E ALCALINAS.
-HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. Capítulo 66, páginas 842 e 743.
Tonya realizou uma endoscopia, que é um procedimento no qual um instrumento de fibra óptica é inserido pelo esôfago e manobrado dentro do estômago. Pequenas pinças presas na extremidade do instrumento retiram um fragmento do revestimento do estômago, o qual é enviado ao laboratório de patologia para estudo. Durante o procedimento, Tonya está acordada, mas levemente sedada por um tranquilizante. Naquela tarde, ela se sentiu bem, mas seu estomago doía. Para aliviar, ela mastigou um antiácido.
Questão 2
a) Alguns antiácidos contêm bicarbonato de sódio (NaHCO3), ao passo que muitos outros contem hidróxido de alumínio (Al (OH)3) e funcionam como tampões que ajudam a neutralizar o ácido clorídrico (HCl) secretado pelo estômago. Escreva as equações químicas mostrando com estes antiácidos (NaHCO3 e Al (OH)3 ) tamponam o HCl.
NaHCO3 + HCl = NaCl + H2CO3
Al(OH)3 + 3HCl = AlCl3 + 3H2O.
-SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. Capítulo 21.
O estômago de Tonya ainda doía depois daquela noite. Sua companheira de quarto sugere que ela tente um novo “antiácido” que ela viu anunciado na TV. Estes medicamentos são mais corretamente conhecidos como antagonistas do receptor H2 da histamina nas células parietais. Felizmente, a
...