Hemoglobina
Por: thaysmaarya • 27/4/2015 • Relatório de pesquisa • 288 Palavras (2 Páginas) • 958 Visualizações
Hemoglobina
Hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos, onde se encontra presentes nas hemácias. Além de ser importante para o transporte do oxigênio exerce também um efeito de tampão, pois impede que os íons h+ possam modificar o pH do sangue.
Para a hemoglobina se ligar ao oxigênio depende de uma unidade não peptídica, um grupo HEME. Este grupo da hemoglobina da sua cor característica. É constituído por uma parte orgânica e por um átomo de ferro.
Hemoglobina quando esta nas hemácias apresenta pouca afinidade por oxigênio, pois é o resultado da presença de bisfosfoglicerato um composto sintetizado, intermediário da glicólise. Quando se adiciona bisfosfoglicerato diminui a afinidade da hemoglobina por oxigênio.
Hemoglobina fetal (HbF) tem maior afinidade por oxigênio, porque as cadeias de B e y o mesmo numero de aminoácidos (146) exceto a posição (143), HbA tem uma histina e HbF uma sérina um radical imidazolico com carga positiva for substituído por um grupo polar sem carga. A concentração de BPG é igual nos sistemas circulatórios da mãe e do feto o HbF a liga se menos eficiente a forma desoxigenada deste hemoglobina fica menos estável e a sua afinidade por oxigênio aumenta.
Hemoglobina anormais são causadas por mutações que determinam alterações na estrutura da hemoglobina que levam a diminuição as síntese da cadeia polipeptídica, que causam patologia molecular que se refere a doença pela alteração de uma única proteína trazendo consequências variáveis.
...