Meio de Cultura Trabalho
Por: Mtinoco • 14/9/2017 • Trabalho acadêmico • 284 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
A partir de parâmetros preestabelecidos, como temperatura, pressão e PH, foi possível analisar diferentes formas para o cultivo da bactéria Clostridium Tetani. Em geral o cultivo desse germe não é fácil e precisa ser realizado em placas de agar encubas em anaerobiose. Para cada suco nutritivo oferecido a cultura, obtém-se resultados diferentes, satisfatórios ou não. O objetivo é atingir o maior número de microrganismos em um curto período de tempo com a tonificação alimentar. O C. Tetani, possui meio ótimo em vácuo entre 3 a 8 mmHg, com temperatura ideal de 37C e PH 6,5 a 7,5. De acordo com o princípio de otimização anterior, foi observado a cultura nos seguintes meios nutritivos:
- Agar rico em leite: Crescimento praticamente nulo, em geral o C. Tetani não fermenta açucares, glicose, lactose, maltose e glicose.
- Caldo simples: Crescimento lento sem formação importante de gás.
- Tarozze (fígado picado em caldo simples): Crescimento satisfatório em relação aos demais, com formação importante de gás e turvação do meio.
- BhI (infusão de cérebro e coração): Caldo nutritivo sugerido para acelerar a cultura, criado por Rosenow et al.
Composição e ingredientes:
- 10,00g/l de Peptona,
- 9,80g/l de infusão de coração de boi,
- 7,70g/l de infusão de cérebro de boi,
- 5,00g/l de cloreto de sódio,
- 2,50g/l de fosfato dissódico,
- 2,00g de dextrose.
O BHI é um meio altamente nutritivo e versátil, usado para o desenvolvimento de microrganismos. A infusão do cérebro e peptona fornecem nitrogênio orgânico, carbono e vitaminas essenciais para o crescimento bacteriano. A baixa concentração de dextrose é usada para estimular o crescimento inicial, o cloreto de sódio matem o ambiente osmótico e o fosfato age como agente de tamponamento; de forma a alcançar uma cultura de crescimento bom.
...