O CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA
Por: francielly2alenc • 3/7/2022 • Resenha • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE ARAGUAÍNA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA
ALICE DE OLIVERA
FRANCIELLY ALENCAR
LUDMYLLA PEREIRA
RAYSANE AGUIAR
ECOTOXICOLOGIA AQUÁTICA
EXPOSIÇÃO DO PEIXE COLOSSOMA MACROPOMUM
AO CONTAMINANTE FIPRONIL
ARAGUAÍNA/TO
2022
ALICE DE OLIVERA
FRANCIELLY ALENCAR
LUDMYLLA PEREIRA
RAYSANE AGUIAR
ECOTOXICOLOGIA AQUÁTICA
EXPOSIÇÃO DO PEIXE COLOSSOMA MACROPOMUM
AO CONTAMINANTE FIPRONIL
Trabalho apresentado à disciplina
de Ecotoxicologia, ministrada pelo
Prof. Dr. Marcelo Paulino como
requisito parcial à obtenção
de notas no primeiro semestre
de 2022.
ARAGUAÍNA/TO
2022
RESUMO
Objetivou-se, com esse estudo, realizar testes referentes á hematologia do peixe Colossoma Macropomum, conhecido na região norte como Tambaqui. O animal foi exposto á concentrações de fração solúvel do pesticida que contém o Fipronil como princípio ativo. Os peixes foram alocados em aquários de polietileno e submetidos á uma sequência de testes de toxicidade e análises eritrocitárias para a verificação dos efeitos tóxicos do principio ativo utilizado na realização do Bioensaio. Foi realizado um esfregaço sanguíneo para cada peixe, sendo analisado 2000 eritrócitos onde todos os grupos leucocitários tiveram uma análise diferencial com exceção do basófilo e o LG- PAS positivo que constaram negativo. Diante dos resultados, podemos observar que o Fipronil possui efeito genotóxico em eritrócitos de peixes juvenis de Colossoma macropomum.
INTRODUÇÃO
Os pesticidas são um dos contaminantes químicos mais encontrados no ambiente aquático, e mesmo quando em baixas quantidades podem representar riscos para alguns organismos aquáticos. Além disso, não existe nível seguro previsível para pesticidas em água, quando se pensa no processo de biomagnificação. O FIPRONIL é um inseticida amplamente utilizado no cultivo agrícola, principalmente, da cana de açúcar. Seu mecanismo de ação consiste no bloqueio do neurotransmissor y-aminobutírico (GABA) como um bloqueador não competitivo dos canais de cloreto, levando à morte do inseto por hiper excitação neuronal e paralisia. Esse pesticida pode chegar no ambiente aquático e interagir com os peixes, através da ingestão, via dérmica ou por processos respiratórios, podendo causar efeitos adversos na saúde do animal exposto.
Na pesquisa realizada, o animal escolhido foi da espécie Colossoma macropomum, por ser um peixe muito conhecido e de grande importância para a região Norte.
MATERIAIS
METODOLOGIA
Primeiramente os peixes foram divididos em dois grupos: dois animais expostos ao contaminante e um animal não exposto com grupo controle, que ocorreu de pular da caixa em que estava abrigado, após o ocorrido, usamos as amostras da nossa orientadora, dulcy carmo, usamos uma lamina com esfregaço já pronto para fazer a comparação do animal tratado com o animal controle.
Os animais ficaram expostos ao contaminantes por um período de 48 horas, foram coletadas 1 ml de cada animal tratado, em seguida, colocados a base de anticoagulante dissódico em temperatura ambiente para o sangue não coalhar. A amostra foi utilizada para a pesquisa de Hemácias (RBC), para avaliar a quantidade total de hemácias presentes na amostra de sangue. Logo em seguida, foram colocadas na câmara de Neubauer a amostra de sangue em 2ml de Formol-Citrato previamente pipetado em tubos de ensaio para a contagem das células. Os eritrócitos foram contados em cinco quadrantes da grade central da câmara. Seu diferencial em cada uma das grades, com o total, foram respectivamente, iguais.
Em contrapartida, também foram analisados o Hematócrito (HCT), que avalia o percentual de hemácias presentes no volume total de sangue que coletamos para o exame. Os tubos capilares foram preenchidos com a amostra de sangue, e logo em seguida, os tubos passaram pelo o processo de centrifugação, eles foram separados, os eritrócitos do plasma e também da capa ( leucócitos e plaquetas). Na primeira amostra do animal tratado, obtivemos o resultado de 12%, no segundo resultado, sua amostra obteve um percentual de 19%.
A concentração de Hemoglobina (HB), que é responsável pelo transporte de oxigênio para o pulmão e para outros tecidos, sendo analisada a sua concentração pelo espectrofotômetro, adicionando 10ul da amostra de sangue com 2 ml de solução de Drabkin. Os resultados foram colocados, então, na cubeta do espectrofotômetro e feito a leitura em 540 nm. O cálculo da concentração deu seu valor e depois foram calculados para o resultado ser colocado no gráfico.
Contagem de 2000 células sanguíneas: Eritrócitos, Trombócitos e Leucócitos
...