RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIAL DE DOCENTE: O Ensino e Aprendizagem da Biologia no Cotidiano
Por: cleiton2015 • 27/6/2015 • Trabalho acadêmico • 39.355 Palavras (158 Páginas) • 454 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA BAHIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIAL DE DOCENTE:
O Ensino e Aprendizagem da Biologia no Cotidiano
JEANE SILVA DOS SANTOS
Ruy Barbosa – Ba
2013
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIAL DE DOCENTE:
O Ensino e Aprendizagem da Biologia no Cotidiano
Jeane Silva dos Santos
Relatório de Estágio apresentado a FACIBA – Faculdade de Ciências da Bahia, como trabalho de conclusão do Curso de Formação Especial Docente, com habilitação em Biologia.
Orientação: Professor Ms. Henrique Manhães
Ruy Barbosa – Ba
2013
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIAL DOCENTE, COM HABILITAÇÃO BIOLOGIA.
FOLHA DE APROVAÇÃO
Relatório de estágio supervisionado apresentado a Faculdade de Ciências da Bahia, ao Programa de Formação Especial Docente, para fins de avaliação, enquanto requisito final para a obtenção do grau de licenciado em Biologia.
Data da aprovação: _____/_______/_____
Resultado: _____________
Docente: Profª..._______________________
Assinatura: _____________
AGRADECIMENTOS
(Opcional)
[pic 3]
EPIGRAFE
(Opcional)
[pic 4]
RESUMO
“O presente trabalho contém ideias e atividades práticas sobre o tema” O Ensino e Aprendizagem da Biologia no Cotidiano nos 1º e 2º anos da Escola Família Agrícola Mãe Jovina”, É de compreensão geral que o ensino da biologia necessitar respaldar-se em materiais concretos, atividades práticas e, atualmente, em recursos tecnológicos que potencializem a compreensão das aulas teóricas e práticas preferencialmente apoiadas em um conjunto de atividades que induzam e aprimoram os conhecimentos anteriormente já adquiridos pelos alunos. Uma das dificuldades mais apontadas para o desenvolvimento potencial deste trabalho é a falta de recursos multimídia, o que dificulta a compreensão do estudante, se não houver um trabalho docente esclarecedor. Temos a tecnologia como categoria de instrumento de complementação ou fixação, para o de principal fator de apresentação e desenvolvimento dos conteúdos de biologia, inclusive anterior ao livro didático, partindo inicialmente de um recurso multimídia para a efetiva elucidação e motivação dos estudantes.
Palavras chave: Prática, ensino e Aprendizagem.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................ 5
- Considerações do Ensino da Biologia .............................. 6
- PRÁTICA PEDAGÓGICA.................................................................... 7
- A APLICABILIDADE DO PROJETO DE LEITURA............................... 9
- O PROJETO EM QUESTÃO................................................. 12
- OBTENÇÃO DE RESULTADOS ALMEJADOS................................... 12
- ESTIMULO A OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO............................... 13
- A LEITURA NO CONTEXTO CIENTÍFICO........................... 15
- VALIDANDO A LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR...... 17
- ANÁLISE SOBRE OS ASPECTOS ESTUDADOS.............. 18
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................. 20
- REFERÊNCIAS .................................................................... 21
- ANEXOS[pic 5]
- PLANOS DE AULA
- FICHAS DE OBSERVAÇÃO[pic 6]
- FICHA DE APRESENTAÇÃO
- FICHA DE FREQUENCIA DO ESTÁGIO
- FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO
- APOSTILA TRABALHADA
- APÊNDICES
- PROJETO DESENVOLVIDO NO ESTÁGIO
INTRODUÇÃO
Com base em conhecimentos adquiridos em diversos contextos, o estudante chega ao ensino médio quase sempre enfadado da escola e de seus processos, já que não correspondem à suas expectativas.
A importância de mostrar ao educando o resultado que se pretende alcançar ao longo do ano letivo, procurando motivá-los para aprender, para avançar, para a importância da sua participação.
É fundamental adquirir habilidades, podendo traçar métodos diferenciados na construção de uma aprendizagem, tornando os conteúdos mais flexíveis e dinâmicos que chame a atenção do educando, preparando os mesmos para encontrar métodos de resolver problemas em diversas situações no meio social em que vivem.
O educador dispõe de várias ferramentas, basta saber associa-las e estabelecer uma comunicação com os alunos possibilitando uma maneira diferente e interativa, introduzindo o seu determinado tema no contexto de aprendizagem e buscando uma maneira diferente de construir um resultado positivo.
A importância de selecionar conteúdos que abrangem problemas encontrados na sociedade oportunizando a transcendência dos mesmos para situações vivenciadas no seu dia a dia, formulando estratégias para interpretação com uma visão que difere dos seus conceitos e prática da Biologia. A proposta metodológica para o ensino de biologia deve acreditar no potencial criador do aluno e na sua capacidade de apreensão do conhecimento de uma forma prática e vivenciada.
Por meio dessa metodologia, o educando tem possibilidade de estruturar seus conceitos, no momento em que o educando começa a elaborar seus conceitos sobre experiências vivenciadas, é função de o educador fornecer-lhe subsídios teóricos que lhe permitam entender e compreender melhor o fenômeno de forma mais ampla. O educador deve ser um elemento de apoio, incentivador desse processo de apreensão do conceito de cada educando para que ele tenha o controle do processo de apreensão do conceito de cada educando para poder conduzir de forma dinâmica e produtiva e produtiva o crescimento e o envolvimento dessas metodologias de trabalho (FRIZZO; MARIN, 1986).
...