O EXERCÍCIO DE REVISÃO DE FISIOLOGIA
Por: liviaroba • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 959 Palavras (4 Páginas) • 182 Visualizações
EXERCÍCIO DE REVISÃO DE FISIOLOGIA – 2ª ETAPA GABARITO
01 – Porque pessoas com anemia sentem cansaço e falta de ar? Os sintomas da anemia incluem cansaço frequente, falta de disposição e pele pálida, que podem estar relacionados com a falta de ferro no sangue, devido a alguma deficiência da alimentação ou sangramento persistente. A baixa de hemoglobina resulta no menor transporte de O2 o que resulta em menor produção de ATP.
02 – Explique onde o carboidrato, lipídeo e proteína sofrem digestão ao longo do tubo digestivo. Quais são as enzimas envolvidas? Carboidrato: na boca (ptialina) e no duodeno (amilase pancreática e entérica) Lipídeo: no duodeno (lipase com auxílio da bile) Proteína: no estômago (pepsina + HCl) e no intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina)
03 - Qual a função da eritropoetina? Onde e como ela é produzida? A eritropoetina (EPO) é uma glicoproteína sintetizada pelo rim, mais especificamente pelas células adjacentes aos túbulos proximais renais (90%), e pelo fígado também, porém, em menor quantidade (10%). Apresenta como função a regulação da eritropoiese (produção de eritrócitos, também conhecidos como hemácias ou glóbulos vermelhos) no homem e em outros animais. A regulação da produção de EPO conta com um mecanismo de retroalimentação medindo a oxigenação do sangue.
04 - Explique como se dá a liberação de neurotransmissores. Para se entender uma sinapse química, é importante entender como acontece a liberação dos neurotransmissores. O que acontece é o seguinte: No terminal axonal do neurônio pré-sináptico existem vesículas repletas de neurotransmissores (chamadas vesículas sinápticas). Quando acontece um potencial de ação na célul, sua membrana é despolarizada, havendo a indução da abertura de canais de cálcio. O Ca++ se liga à proteínas chamadas "sítios de liberação", que se encontram na superfície interna da membrana pré-sináptica. Essa ligação do cálcio proporciona uma mudança conformacional na proteína, que libera então as vesículas sinápticas.
Essas vesículas, soltas na fenda sináptica, passam para o terminal pós-sináptico. A membrana do neurônio pós-sináptico possui um grande número de proteínas receptoras, que dão continuidade na propagação do sinal: o transmissor alter a permeabilidade da membrana pós-sináptica a um ou mais íons, o que altera o potencial da membrana pós-sináptica (despolarização ou hiperpolarização) e, assim, a informação é propagada.
05 - Diferencie receptor ionotrópico de receptor metabotrópico.
Os receptores ionotrópicos estão relacionados a alterações nos canais iônicos e seus neurotransmissores ligam-se diretamente à proteínas receptoras integradas aos canais citados, gerando modificações na configuração destas e consequente abertura ou fechamento do canal. Essa interação caracterizará uma alteração rápida e de duração reduzida no potencial de membrana da célula póssináptica.
Os receptores metabotrópicos, por sua vez, necessitam da produção de uma segundo mensageiro para a ativação dos canais iônicos específicos. Dessa forma, a ligação com o neurotransmissor irá ativar a resposta de uma proteína de membrana, a proteína G. Quando ativada essa proteína, sua subunidade alfa de libera das subunidades beta e gama, migrando na membrana para ativar (em uma atividade à base de GTP) a enzima adenilato ciclase, o que culmina com a produção do segundo mensageiro em questão: AMP cíclico (cAMP). O efeito de excitação ou inibição induzido por essa forma de recepção indireta dos neurotransmissores gera um potencial resultante mais lento e de maior duração.
06 - Com base na estrutura do néfron, explique como ocorre a formação da urina.
...