O Hidrocarboneto e Seu Efeitos
Por: gmvianaxyz • 5/3/2022 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
Hidrocarbonetos e seus efeitos na saúde humana
Sobre o tempo de exposição à(s) substância(s), sua detecção precoce influencia diretamente em seus efeitos na saúde do indivíduo contaminado. Para este tipo de situação, há o auxílio da Monitorização Biológica, que consiste em medir a substância ou seus metabólitos no ambiente ou nos meios biológicos avaliando os bioindicadores.
Sua concentração pode ser influenciada no indivíduo se ele tiver o hábito de fumar, exposição simultânea ao tolueno e ingestão de ácido sórbico e seus sais que são utilizados como conservantes em alimentos e bebidas.
As substâncias BTEX (grupo de compostos formados por hidrocarbinetos benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos), são facilmente absorvidas pelo organismo dos seres humanos e distribuídos em tecidos ricos em lipídios e muito bem vascularizados assim como o cérebro, medula óssea e tecido adiposo além de serem carcinogênicos, cancerígenos e mutagênicos. podem ser absorvidos no trato respiratório, no trato gastrointestinal e através da pele, sendo rapidamente distribuídos pelo organismo.
As classificações dos efeitos no organismo são: efeito comum (neurológico) e o efeito único (hematológico, imunológico e carcinogênico). Os sintomas de um ser humano contaminado podem variar entre astenia, mialgia, tontura e sinais infecciosos de repetição, e entre o que se acha em amostras laboratoriais estão neutropenia, leucopenia, eosinofilia, linfocitopenia, monocitopenia, macrocitose, pontilhado basófilo, hiposegmentação dos neutrófilos e plaquetopenia. A ingestão ou inalação de hidrocarbonetos pode causar irritação dos pulmões, com tosse, sufocamento, falta de ar e problemas neurológicos, como, sonolência, falta de coordenação, estupor ou coma e convulsões. A ingestão pode causar pneumonite química, que pode levar à uma pneumonia grave, bronquite, sinusite, enfisema pulmonar, neoplasias e câncer.
Geralmente, depois de ingerir ou inalar hidrocarbonetos, a pessoa tem tosse e asfixia. Há a possibilidade de sentir uma sensação de ardor no estômago e vômitos. Caso os pulmões tenham sido afetados, o indivíduo continua tossindo intensamente. A respiração fica acelerada e a pele pode ficar azulada (evento chamado de cianose) por conta dos baixos níveis de oxigênio no sangue. Nas crianças mais novas pode-se ocorrer cianose, falta de ar e tosse persistentes. Algumas vezes, só surge dificuldade de respirar várias horas após os hidrocarbonetos entrarem nos pulmões.
Os principais contaminantes são: benzeno, querosene, nafta petroquímica, gasolina e amônia. Caso um indivíduo tenha entrado em contato com este tipo de contaminante, deve-se tirar a sua roupa e lavar sue pele, caso ele tenha ingerido o contaminante, deve- evitar o esvaziamento do estômago por conta do alto risco de inalação, e em casos de pneumonia por aspiração ou pneumonite química, o tratamento hospitalar pode incluir oxigênio, e em casos graves, ventilação artificial, antibióticos podem ser utilizados em caso de pneumonia, Caso os pacientes apresentem convulsões, é recomendado o uso de benzodiazepínicos intravenosos.
...